As vezes cometemos erros, é bem verdade, mas alguns deles nós podemos evitar. É o caso de erros na loja virtual que são muito comuns, mas que vão te fazer perder vendas.
Sabemos que o sucesso não acontece do dia para a noite, e que é preciso muito esforço para persistir empreendendo. Por aqui costumamos dar sempre dicas do que fazer para vender mais, nesse artigo porém, resolvemos te dizer o que não fazer na tua loja virtual!
Veja a lista dos 10 erros mais comuns e que fazem as lojas online perderem vendas:
1 – Falta de investimento em marketing
Se você está fazendo o planejamento para abrir um negócio online, é preciso colocar no plano uma verba para investir em marketing. Veja aqui quanto custa abrir um e-commerce. Sim, trago algumas verdades que podem parecer dolorosas:
- A loja virtual não vende sozinha. Ou seja, não basta ela estar online.
- A plataforma utilizada não é responsável pelas vendas.
- As pessoas não entram em um site desconhecido sem serem impactadas primeiro.
Para ter vendas na loja virtual, é necessário primeiro trazer visitantes para que estes virem compradores. Lembrando que a taxa de conversão pode rondar em torno de 1,6%, então é preciso trazer 300 visitantes para concluir 2 vendas (se a sua taxa de conversão seguir a média brasileira).
2- Fazer os cadastros de produto de qualquer jeito
Imagine que você seguiu os passos corretos, conseguiu atrair visitantes para dentro do seu e-commerce e eles estão prontos para comprar. Chegam até a página de produto, mas lá não há uma boa descrição do produto.
Quais as chances desse visitante comprar um produto sem descrição, ou com poucas informações?
As pessoas dificilmente vão comprar produtos que não tenham uma boa descrição. Elas vão voltar ao Google, buscar pelo produto novamente e entrar no site do concorrente que oferece o mesmo item.
Se o concorrente tiver uma descrição detalhada daquele item, quais as chances de ele comprar do concorrente ao invés de você? Por isso, invista tempo no cadastro de produtos e evite esse erro na loja virtual.
3- Falta de fotos do produto é um dos piores erros na loja virtual
É claro que ter boas fotos de produto dá trabalho, mas se você acreditou que ter uma loja online era fácil, sinto muito mas precisamos falar a verdade!
Seja o caso de ter poucas fotos de produto (às vezes 1 só), ou então, falta qualidade nas imagens do produto. Ambos são erros que fazem as lojas perderem vendas.
Lembremos sempre: o cliente que compra online não tem a mesma experiência que teria em uma loja física. Ele não pode tocar no produto, nem experimentar, nem sentir…
Então as fotos e vídeos do produto são tudo o que a loja online tem de forma visual para despertar o interesse de compra do visitante.
4- Não há informação do tempo de entrega
Tanto na página de produtos como na página do carrinho, é essencial a informação correta do tempo de entrega.
Informe ao cliente qual o prazo de expedição e qual o prazo de entrega para aquele item. Caso não for possível fazer isso já na página do produto, informe no carrinho de compras.
Erros na loja online nº 5: não ter prova social
Como seres humanos, nós gostamos de ter uma opinião sobre todas as coisas. E também gostamos de saber a opinião dos outros sobre aquilo que estamos prestes a comprar.
Sobretudo, queremos ter a certeza de que a loja online é confiável, de que a compra vai mesmo chegar ao nosso endereço, e que o produto é exatamente como mostrava nas fotos e descrição.
Quando a loja online fornece opiniões, comentários e avaliações, nos sentimos mais seguros para comprar. É o que chamamos de prova social.
6- Página de checkout confusa
A página de checkout deve ser intuitiva, sem distrações e deve definitivamente passar confiança.
O checkout é aquele momento em que estamos literalmente na fila do caixa para pagar a mercadoria. Em uma loja virtual, é o momento de preencher alguns dados e finalizar o pagamento. Quanto mais suave for esse processo, mais chances de conclusão.
Formulários longos e com informações desnecessárias fazem o cliente sair da loja no mundo online, pois lembre que é só um clique.
7- Não atender bem o cliente
De fato, ainda há muitas pessoas que pensam que em uma loja online não é necessário investir em atendimento ao cliente, pois pensam que “o cliente gosta de comprar sozinho”.
Bem, isso não é verdade para todos os compradores online.
Comprar online trás inúmeros benefícios que são conhecidos por uma parcela cada vez maior da população: os produtos tendem a ser mais baratos que em loja física, não gastamos recursos indo até uma loja, o item chega até nosso endereço, etc.
Mas, por muitas vezes o cliente tem dúvidas sobre o produto, e quer resolvê-las antes de comprar, assim como quando pede ajuda a um vendedor no mundo offline. Se a loja virtual não possui um número de telefone ou chat online que atenda rapidamente esse cliente, ele vai desistir da compra.
E outras vezes o atendimento pós compra é totalmente ignorado, e aqueles clientes que compraram e não recebem atendimento ficam extremamente insatisfeitos.
Você já passou por isso?🙋♀️🙋♂️
Erros na loja virtual nº 8: poucas formas de pagamento
Ah, o brasileiro adora uma parcelinha, um descontinho, não é mesmo?
Um dos erros na loja virtual que mais verificamos é a loja possuir poucas formas de pagamento disponíveis. Não dá! Nós gostamos de ter opções para verificar o que é mais vantajoso pra nossa saúde financeira.
Então forneça opções de pagamento por cartão de crédito parcelado, débito, boleto bancário, carteira digital e PIX (que ainda está chegando), entre outros.
9- Não definir quem é o público-alvo
Já falamos bastante por aqui sobre isso: não são todas as pessoas que vão comprar o seu produto, nem consumir o seu conteúdo. O público-alvo precisa estar bem definido para que:
- Você possa fazer campanhas de marketing pago para alcançar os verdadeiros potenciais clientes;
- para criar conteúdo especialmente para o nicho e comunicando de forma correta;
- sua taxa de conversão seja maior, já que as pessoas que serão atraídas para sua loja virtual são mais qualificadas.
E o erro nº 10 é Não ser mobile first
Todos os erros na loja virtual que citamos nesse artigo são realmente comuns, e realmente ruins. E esse décimo erro é sobre menosprezar a importância do mobile em nossos dias.
Não é possível uma loja online ter sucesso se não for fácil e prático para o cliente comprar através do celular. Essa matéria do final de 2019 mostra que 29% do total de vendas do e-commerce no Brasil já eram feitas através de mobile devices, e sabemos que em 2020 esse número cresceu absurdamente.
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