Você já ouviu a expressão “se não está no Facebook, não existe”? O Facebook no Brasil não é mais a rede social preferida, mas a importância das redes sociais para E-commerce e para todos os negócios digitais é indiscutível.
O novo relatório anual da Digital 2021 Hootsuite| We are social do mercado brasileiro está disponível (acesse clicando aqui), e revela-nos informações importantes que podem dar-nos ideias para verdadeiros game changers em nossas empresas.
Começamos comparando as redes sociais mais utilizadas no mundo:
Globalmente falando, o Facebook como rede social lidera o ranking das mais utilizadas, seguido pelo Youtube e depois Whatsapp. O Instagram vem conquistando espaço, no 5º lugar.
Já no Brasil o cenário muda bastante: o Youtube conquista o primeiro lugar das redes sociais mais utilizadas. Em seguida temos o Whatsapp e só depois o Facebook que vem um pouquinho a frente do Instagram.
(Todas as imagens são retiradas do relatório mencionado no início do texto.)
Como está a estratégia de conteúdo para as redes sociais do seu e-commerce? Conteúdo para o Youtube está sendo criado?
É verdade que dá trabalho criar vídeos com boa qualidade, mas não há como fugir, os brasileiros realmente amam conteúdos em vídeo. Mensalmente, o consumo de vídeos ultrapassa em muito os outros conteúdos. 98,8% dos brasileiros que estão online, consomem conteúdo de vídeo.
No caso de e-commerces há um vasto portfólio de vídeos que podem ser criados:
- vídeos mostrando produtos;
- manipulando produtos;
- utilizando produtos;
- montando os produtos;
- desenhando, criando, fabricando os produtos… E tudo isso pode ser colocado no canal do Youtube da empresa e partilhado no cadastro do produto, lá dentro da loja virtual. E o mesmo conteúdo pode ser adaptado para utilizar nas demais redes, criando reconhecimento de marca.
- Vídeos contando a história da marca;
- contando histórias de colaboradores, etc.
O brasileiro passa mais de 10h por dia conectado
Sim, você não leu errado. Os brasileiros passam mais de 10 horas por dia online, sendo que para fazer muitas coisas, entre elas trabalhar.
Um dado muito relevante para repensarmos na importância das redes sociais para nossa marca, é que os brasileiros passam quase 4 horas diárias utilizando redes sociais. São quase 4 horas! 🙊
Então, como está a presença do seu negócio nas redes sociais? É preciso estar presente nas redes mais relevantes, criar conteúdo, gerar engajamento e anunciar nas redes. Para o e-commerce é fundamental criar anúncios nessas plataformas, pois veja o tempo que o consumidor está online lá todos os dias. Não estar presente é perder grandes oportunidades.
Quais redes sociais devo utilizar para E-commerce?
Sem medo de errar podemos citar as preferidas pelos brasileiros:
- Youtube e reaproveite o conteúdo para seus produtos e demais redes.
- Whatsapp Business como meio de comunicação com o cliente: responder dúvidas, receber reclamações, enviar novidades. Mas atenção: nada de incluir todos os números de telefone de clientes em uma lista de transmissão e todos os dias acabar com a paciência das pessoas. Olha a LGPD aí! 👀
- O Facebook não está morto não, ainda é muito utilizado. Tem trazido resultados incríveis quando o público alvo é mais velho, e também para estratégias de reconhecimento de marca.
- E o Instagram, é claro, que é o queridinho da vez. Com a ferramenta Business Suite as empresas já conseguem administrar e criar publicações para Facebook e Instagram num só lugar.
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