Você sabe o que é um CTA? Da sigla Call To Action, significa chamada para ação. O uso de CTA na loja virtual é de extrema importância, pois todas as vezes que queremos que o visitante/cliente faça uma ação, devemos dizer isso a ele.
A forma mais comum de usar um CTA é através de um botão, algo que convida a pessoa a clicar, a realizar uma ação.

E nem só de botões de “compre agora” as lojas virtuais vivem! Certa vez ouvi uma pessoa dizer: Se você quer que alguém faça algo, você precisar pedir para ele fazer. E não é que há razão nisso? 🤔
Se a loja virtual tem uma newsletter e quer que os visitantes deixem seu e-mail, ela precisa ter uma chamada clara para essa ação.
Se você começa a ler um post e se interessa, você clica em “Continuar Lendo”.
E nesse mesmo pensamento, quando criar algum conteúdo para redes sociais, lembre de pedir para que o leitor realize uma ação: curtir ou compartilhar, por exemplo.
Tenha UM CTA
Mas lembre que somos humanos e nosso cérebro foge de confusão!
Quantas vezes você começou a assistir um vídeo (conheça nosso canal) e no início do vídeo já dizia: Inscreva-se no canal, Deixe o seu like, e ative o sininho… isso sem você ter ainda percebido se aquele conteúdo te interessava ou não.
Outro grande risco que corremos é de confundir o leitor ao final do conteúdo. Por exemplo, quando o conteúdo acabou, peça para a pessoa realizar uma ação: ou compartilhar com amigos, ou comentar, ou usar uma hashtag…
As chances de a pessoa realizar a ação solicitada são muito maiores! Quando pede-se várias ações ao mesmo tempo, as pessoas saem do conteúdo e não realizam nenhuma delas.
Da mesma forma, quando usar na página de produto um CTA na loja virtual, provavelmente será o botão de compra. Esse CTA precisa ser o destaque, precisa ser o que mais chama a atenção do visitante. Não deve ter na mesma página convites para cadastrar na newsletter ou conhecer as novidades.
Cores para o CTA na loja virtual
Você sabia que as cores podem interferir na quantidade de cliques nos botões da loja online?
Sim, existe algo chamado de psicologia das cores, que nos diz quais sensações vem a tona quando vemos determinadas cores.
O azul por exemplo, transmite calma, clareza e confiança, e tem sido largamente utilizado por e-commerces. O amarelo traz alegria, é uma cor ativa e sugere criatividade.
O laranja por sua vez, impele pessoas a ação, por isso tão utilizado no botão “comprar agora” das lojas online. Você pode ler mais sobre a influência das cores nesse artigo aqui.
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