Quando iniciamos um negócio, é comum que façamos uma análise da concorrência, estudo de mercado e todo o planejamento usando ferramentas como Canvas ou Plano de negócios tradicional.
Mas depois de colocar sua loja virtual no ar, com qual frequência você analisa os seus concorrentes?
Vale lembrar que quando falamos de negócios digitais, os clientes tem o trabalho de um clique para saírem do seu site e visitarem a concorrência. O mínimo que podemos fazer frente à isso, é visitar nossos concorrentes e analisar os negócios deles, para assim melhorarmos o nosso. 😉
Uma sugestão de Canvas fácil de utilizar e gratuito é o do SEBRAE, pode acessar aqui.
Por que analisar a concorrência?
Responda: O que faz com que o seu cliente compre de você?
Todos sabemos que precisamos de diferenciais para que nosso negócio cresça, seja ele online ou físico. Muitas vezes ouvimos a frase “Aqui o atendimento é o diferencial!”. Pois bem, quando falamos de vendas online, NÃO HÁ ESSE DIFERENCIAL!
Bom, claro que faz diferença você ter um chat e responder imediatamente ao cliente, um telefone que atenda quando o cliente ligar, e responder e-mails que o cliente enviar. Mas bom atendimento é básico, não é um diferencial. Se uma empresa não faz isso, ela já está fora do mercado.
Mas pensemos de forma objetiva: quantos clientes vão entrar em contato com você? Seu produto/serviço é tão interessante que ele vai entrar em contato com sua loja, antes de verificar o concorrente? Temos que lembrar que no universo virtual o cliente está a um clique de distância de qualquer lugar. E atualmente, enquanto consumidores o que menos queremos é: esperar e ter trabalho para comprar.
Como fazer análise da concorrência?
Ao analisar as lojas virtuais concorrentes, é importante ser humilde e verificar todos os pontos que você pode melhorar em seu e-commerce. Não se limite apenas a ser igual a concorrência, mas pergunte-se: o que eu posso fazer de ainda melhor? E claro, pode contar com a nossa equipe de consultoria em e-commerce para te ajudar.
Como são os cadastros de produtos
Uma análise da concorrência precisa passar pelos cadastros de produtos. Sabemos que bons cadastros geram vendas, então verifique o empenho dos seus concorrentes para cadastrar os produtos. Esse exercício é ótimo para ter insights de melhorias.
Comentários e depoimentos
O que dá muita credibilidade às lojas online são os depoimentos e comentários de pessoas que adquiriram produtos daquela empresa. Verifique se o seu concorrente possui isso no site dele, seja falando da loja ou dos produtos.
Aproveite para descobrir no que eles são muito bons e também no que eles podem melhorar pela ótica dos consumidores, isso é muito valioso!
Quem Somos
É bem importante para o consumidor que ele confie na empresa da qual vai adquirir algum produto. Veja se o seu concorrente tem a página de quem somos e como ele conta a história da empresa. Os consumidores gostam de saber que há uma história por detrás, que há pessoas reais que fazem o negócio acontecer.
Telefone Fixo
É obrigatório por lei e também é uma boa prática que haja um número de telefone fixo exposto no rodapé ou cabeçalho do site. Seu concorrente tem?
Whatsapp e chat
O Whatsapp é utilizado por literalmente quase todo o mundo! Chame a concorrência e verifique como é o atendimento via Whatsapp deles, se é rápido e eficiente. Faça assim também no chat.
Compre dos concorrentes
Se estamos falando de produtos de pequeno valor agregado, vale a pena comprar algum item no site da concorrência para averiguar como é o acompanhamento do pedido, o atendimento pós compra, a entrega, a embalagem, etc.
Fazer análise da concorrência deve ser uma prática com certa constância, pois o mercado muda com uma frequência absurda. Não podemos nos dar ao luxo de ficar estagnados quando podemos crescer.
Boas vendas, e conte conosco para vender online!