Eu tenho certeza que você já entrou em uma loja, olhou alguns itens, colocou embaixo do braço ou no cesto de compras, mas desistiu. Não é mesmo? Quando isso acontece no mundo virtual, chamamos de carrinho abandonado no e-commerce.
O carrinho abandonado é a forma como chamamos os pedidos de clientes que foram iniciados mas que, por alguma razão, não foram concluídos.
São as cestas de compras que foram abandonados pelo caminho.
É um acontecimento muito comum. Todas as lojas virtuais possuem carrinhos abandonados, e às vezes com altas taxas. No entanto, é dever do lojista tentar compreender o porquê disso acontecer em seu e-commerce, e trabalhar para melhorar.
Por que os carrinhos são abandonados
Os motivos que levam um cliente a desistir da compra podem ser vários. Veja os motivos mais comuns para o carrinho abandonado no e-commerce:
- checkout demorado e/ou complicado. Se está tudo certo para comprar, mas deve ser feito um cadastro com muitas informações, ou mesmo que leva o cliente para outras páginas… não vai acontecer. É muito mais fácil encontrar o produto e comprar no concorrente que permite comprar sem cadastro!
- Condições de pagamento insuficientes ou insatisfatórias.
- Fretes caros, que acabam sendo calculados apenas no carrinho, e fazem o cliente desistir.
- Preço do produto.
- Insegurança de comprar naquela loja online.
É importante que o empresário não ignore os carrinhos abandonados da sua loja virtual. Compreender o que pode ser melhorado no processo fará aumentar o faturamento e taxa de conversão.
Como reduzir a ocorrência de carrinho abandonado no e-commerce
Para melhorar as taxas de carrinho abandonado na loja virtual, pode-se melhorar todos os pontos citados no item anterior, da seguinte forma:
- Utilizar um checkout transparente na loja virtual. Isso significa que o cliente ficará na página da loja virtual enquanto coloca os dados de pagamento, e não será redirecionado para outras páginas.
- Utilizar de checkout rápido, com poucos dados para preenchimento. O cliente tem pressa quando está comprando online também! Por que pedir inúmeros dados que são desnecessários? Por que obrigar o cliente a cadastrar-se na loja? (De fato, ele não lembrará a senha e às vezes nem o e-mail que utilizou, se ele for comprar novamente).
- Utilizar os principais meios de pagamento do mercado. As principais bandeiras de cartão de crédito, boleto bancário, débito.
- Negociar com os parceiros de logística. (LEIA ESSE ARTIGO AQUI.) Com negociação é possível ter contratos mais satisfatórios com as empresas de logística, e variar de fornecedor, ao invés de ter apenas um, é muito bom. Terceirizar a logística também deve ser considerado uma opção.
- O preço do seu produto está competitivo?
- Utilizar certificado de segurança ssl na loja virtual é obrigatório. Além disso: ser user friendly, possuir certificados como Ebit ou Reclame Aqui, e mostrar o que os clientes falam da sua loja virtual.
E mais, é importante chamar de volta aquele cliente que abandonou o carrinho.
Não abandone o carrinho abandonado! 😊
Enviar sequência de e-mails para lembrar o cliente do carrinho que ele esqueceu, logo após o abandono, é muito importante. Notificações push, (aquelas que pulam na tela quando estamos prestes a sair de um site) também lembram o cliente que ele tem um carrinho não finalizado.
Caso faça parte de sua estratégia, e-mails com descontos especiais para o cliente finalizar a compra que ele abandonou também tem um bom efeito.
Lembre que o carrinho foi abandonado por alguma razão. Compreenda qual ou quais podem ser as razões, melhore e venda mais!