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Carrinho abandonado no e-commerce: o que é e como reduzir a ocorrência

Daniela
jul 1, 2020 Plataforma de E-commerce, Vender Online 0 Comentários
Carrinho abandonado no e-commerce

Eu tenho certeza que você já entrou em uma loja, olhou alguns itens, colocou embaixo do braço ou no cesto de compras, mas desistiu. Não é mesmo? Quando isso acontece no mundo virtual, chamamos de carrinho abandonado no e-commerce.

O carrinho abandonado é a forma como chamamos os pedidos de clientes que foram iniciados mas que, por alguma razão, não foram concluídos.

São as cestas de compras que foram abandonados pelo caminho.

É um acontecimento muito comum. Todas as lojas virtuais possuem carrinhos abandonados, e às vezes com altas taxas. No entanto, é dever do lojista tentar compreender o porquê disso acontecer em seu e-commerce, e trabalhar para melhorar.

Por que os carrinhos são abandonados

Os motivos que levam um cliente a desistir da compra podem ser vários. Veja os motivos mais comuns para o carrinho abandonado no e-commerce:

  • checkout demorado e/ou complicado. Se está tudo certo para comprar, mas deve ser feito um cadastro com muitas informações, ou mesmo que leva o cliente para outras páginas… não vai acontecer. É muito mais fácil encontrar o produto e comprar no concorrente que permite comprar sem cadastro!
  • Condições de pagamento insuficientes ou insatisfatórias.
  • Fretes caros, que acabam sendo calculados apenas no carrinho, e fazem o cliente desistir.
  • Preço do produto.
  • Insegurança de comprar naquela loja online.

É importante que o empresário não ignore os carrinhos abandonados da sua loja virtual. Compreender o que pode ser melhorado no processo fará aumentar o faturamento e taxa de conversão.

Como reduzir a ocorrência de carrinho abandonado no e-commerce

Para melhorar as taxas de carrinho abandonado na loja virtual, pode-se melhorar todos os pontos citados no item anterior, da seguinte forma:

  • Utilizar um checkout transparente na loja virtual. Isso significa que o cliente ficará na página da loja virtual enquanto coloca os dados de pagamento, e não será redirecionado para outras páginas.
  • Utilizar de checkout rápido, com poucos dados para preenchimento. O cliente tem pressa quando está comprando online também! Por que pedir inúmeros dados que são desnecessários? Por que obrigar o cliente a cadastrar-se na loja? (De fato, ele não lembrará a senha e às vezes nem o e-mail que utilizou, se ele for comprar novamente).
  • Utilizar os principais meios de pagamento do mercado. As principais bandeiras de cartão de crédito, boleto bancário, débito.
  • Negociar com os parceiros de logística. (LEIA ESSE ARTIGO AQUI.) Com negociação é possível ter contratos mais satisfatórios com as empresas de logística, e variar de fornecedor, ao invés de ter apenas um, é muito bom. Terceirizar a logística também deve ser considerado uma opção.
  • O preço do seu produto está competitivo?
  • Utilizar certificado de segurança ssl na loja virtual é obrigatório. Além disso: ser user friendly, possuir certificados como Ebit ou Reclame Aqui, e mostrar o que os clientes falam da sua loja virtual.

E mais, é importante chamar de volta aquele cliente que abandonou o carrinho.

Não abandone o carrinho abandonado! 😊

Enviar sequência de e-mails para lembrar o cliente do carrinho que ele esqueceu, logo após o abandono, é muito importante. Notificações push, (aquelas que pulam na tela quando estamos prestes a sair de um site) também lembram o cliente que ele tem um carrinho não finalizado.

Caso faça parte de sua estratégia, e-mails com descontos especiais para o cliente finalizar a compra que ele abandonou também tem um bom efeito.

Lembre que o carrinho foi abandonado por alguma razão. Compreenda qual ou quais podem ser as razões, melhore e venda mais!

 

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Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, é apaixonada pelo mundo dos negócios digitais. Sempre estudando o consumidor e compreendendo como vender mais no e-commerce. Empreendedora, como não poderia deixar de ser! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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