Vender na Black Friday é um desejo de todos os e-commerces. Mas melhor ainda é vender alcançando os objetivos propostos, e com organização e planejamento isso é possível.
A Black Friday tem movimentado bilhões de reais nas lojas online, só no ano passado (2019) o volume de vendas foi 23,6% maior que o registrado no mesmo período do evento em 2018 (Fonte: Revista Veja).
Mas o evento não é só de alegrias para as lojas online (para os consumidores sim! 😁). Muitas lojas não dão conta de atender aos pedidos, tem falta de estoque, atraso nas entregas e mesmo prejuízo nas vendas no período.
Por isso, preparamos uma lista de itens para checar na sua loja online.
Check List vender na Black Friday
- Definir o principal objetivo da campanha. Este pode ser aumento de vendas, aquisição de novos clientes, ou trazer de volta clientes antigos, limpar estoque que está parado, entre outros.
- Definir os produtos que farão parte da campanha. De acordo com o seu objetivo, defina quais são os produtos ou categorias que farão parte. Você pode colocar toda a sua loja online em promoção… mas verifique se isso faz sentido na sua estratégia.
- Prepare a vitrine da sua loja virtual : desenhe o layout, banners e imagens da homepage.
- Faça captação de leads antecipadamente, para ter uma base maior de disparo da campanha.
- Defina o tempo da campanha: só na Sexta, no final de semana ou um mês inteiro?
- Defina orçamento de marketing suficiente para a duração da campanha. Sim, é preciso investir para gerar as vendas! E como a demanda cresce muito nesse período, crescem as ofertas e aumenta a competição… o custo por clique acaba sendo mais caro.
- Crie uma lista de tudo o que pode dar errado, e como consertar! A lista pode ser longa, mas tenha ela sempre por perto. O site pode sair do ar, a internet pode falhar, uma queda de energia elétrica, e por aí vai…
- Prepare seus colaboradores para a data.
- Crie um conceito visual da campanha e aplique ao seu site e a todos os anúncios.
- Crie os anúncios antecipadamente e deixe-os agendados nas plataformas. Acontece de os anúncios demorarem para ser aprovados, então é melhor não deixar para última hora e correr o risco de não irem ao ar.
- Prepare os influenciadores (caso trabalhe com eles).
- Verifique se a sua plataforma de e-commerce e os servidores estarão aptos a aguentar o aumento de tráfego.
- Verifique com os parceiros logísticos a garantia de entrega.
- Organize seu estoque de forma a ser mais rápido para embalar e despachar os pedidos.
- Garanta que os gateways de pagamento estejam funcionando.
- Reforce o time de atendimento.
- Analise os resultados de acordo com seus objetivos. Depois de vender na Black Friday, analise seus resultados e reconheça o que pode ser melhorado para o próximo ano.
- Analise o que os concorrentes fizeram e tenha novos insights para o próximo ano.