fbpx
Ebraun
  • Consultoria
  • Cursos
    • Curso de Instagram: Como vender pelo Instagram
    • Curso de E-commerce: Começando um E-commerce do Zero
  • Blog
FALE COM UM ESPECIALISTA

Como atrair visitantes na loja virtual

Daniela
jul 15, 2020 Redes Sociais, Vender Online 0 Comentários
atrair visitantes na loja virtual

Existem  3 formas principais de atrair visitantes na loja virtual: com anúncios pagos nas plataformas, com conteúdo em redes sociais, e com tráfego orgânico.

Pensar em apenas uma das formas de atrair visitas é errado, pois elas são fortes mesmo quando aplicadas em conjunto.

Vamos falar um pouco sobre essas estratégias?

Criar anúncios pagos são a forma mais rápida de atrair visitantes na loja virtual

Investir em Google Ads, Facebook Ads e Instagram (são as 3 principais ferramentas de anúncios no Brasil, mas há também o LinkedIn, Youtube e mais vários) é a forma mais rápida de atrair tráfego para o seu e-commerce.

Mas por favor, não entenda rápido como sendo da noite para o dia. Quando digo que é a maneira mais rápida de atrair visitantes na loja virtual, significa que é mais rápido do que de maneira orgânica.

Para criar anúncios nas plataformas é necessário estudar as ferramentas, criar uma estratégia para cada anúncio e campanhas, e testar… testar muito! Não há receita pronta e nem sucesso imediato.

Os famosos algoritmos do Google e do Facebook demoram um tempo para “aprender”, digamos assim, sobre as campanhas do seu negócio, para otimizar os seus anúncios e mostrá-los para as pessoas certas. Ou seja, (grosseiramente falando), a inteligência das ferramentas aprende quem são as pessoas que provavelmente vão realizar uma ação no anúncio e mostram para elas. E enquanto isso é necessário que os anúncios estejam rodando, e logicamente, gastando dinheiro.

E é claro que os algoritmos não fazem isso sozinhos!

Senão era fácil, todas as pessoas iriam trabalhar com marketing digital… É preciso escolher bem as palavras-chave, o orçamento, os públicos-alvos, os títulos e descrições, as extensões de anúncio e os criativos para cada grupo de anúncios. É bastante trabalhoso!

Além disso, é preciso estar atento à todas as métricas que são importantes para a loja online: CTR, CPM, CPC, ROI, taxa de conversão, entre outros. E trabalhar as campanhas pagas para melhorar cada um desses indicadores, a todo tempo.

Portanto, não pense que é uma tarefa fácil ou rápida. Procure um profissional do ramo ou faça treinamentos e especialize-se para conseguir criar campanhas que tragam resultados para sua loja virtual.

Como saber em qual plataforma investir para anunciar da maneira correta? Leia aqui.

SEO e o tal tráfego orgânico

Trazer tráfego orgânico para o site é um grande desafio para todas as empresas. É a melhor estratégia a longo prazo, porque cria relevância para os motores de busca. Tráfego orgânico= aquele que não é pago. É quando alguém busca algo no Google, por exemplo, e encontra sua empresa, sem ser em um anúncio.

Recentemente descobri que uma pesquisa revelou que cerca de 60% das pessoas não sabem a diferença entre um anúncio pago e um orgânico no Google.

Em verde conteúdo de forma orgânica, em vermelho conteúdo de anúncios pagos.

Então agora falemos de SEO:

“SEO consiste num conjunto de várias estratégias e técnicas de otimização de sites ou otimização de páginas para que estes sejam mais facilmente entendidos pelos motores de busca, como o Google. A aplicação dessas estratégias e técnicas de otimização ajudam os robôs dos motores de busca a entenderem o conteúdo, sua hierarquia e relevância, bem como ajudam a determinar se um conteúdo é mais ou menos relevante que outro, posicionando os conteúdos mais relevantes no topo das páginas de resultados orgânicos de pesquisas.”

Definição dada pelo Paulo Faustino, em seu website: https://www.paulofaustino.com/seo-otimizacao-sites/

Ou seja, através de várias ações onpage e offpage, busca-se através das boas práticas de SEO, rankear de forma orgânica o seu site para os motores de busca.

Como no exemplo da busca “Como ficar rico” na imagem acima, o primeiro resultado que aparece é orgânico. Ou seja, o website “andrebona.com.br” trabalhou muito bem esse termo de pesquisa em seu site (como ficar rico), com palavras-chave nos textos, categorias, atributos alt em imagens, tags, e muito mais. Além disso, esse site precisa dar uma ótima experiência de utilização ao usuário, só assim para estar tão bem posicionado no Google.

Há ainda mais coisas a observar para atrair visitantes para a loja virtual com SEO. (Sério, faça cursos sobre o assunto para aprender um pouco mais, é uma ferramenta poderosíssima!). É um trabalho árduo, com muita dedicação e investimento de tempo, e muitas vezes investimento financeiro também- comprar algumas ferramentas para Inbound Marketing ou contratar uma agência para isso.

Então, SEO não é tráfego grátis, ao contrário do que dizem, e tenha em mente que os resultados tendem a começar a aparecer após 6 meses de trabalho constante!

Atrair visitantes através das redes sociais

As redes sociais são uma maneira mais rápida e fácil de divulgar a marca da empresa, e são presença obrigatória para todos os negócios online. É tão comum darmos uma olhadinha do Facebook ou Instagram daquela marca que estamos pesquisando tal produto.

No entanto, o número de seguidores da fanpage ou os likes em uma publicação não passam muitas vezes de uma métrica de vaidade, pois não reflete o número de visitantes ou consumidores na loja virtual. Leia sobre isso aqui!

Então, finalizando, podemos dizer que as redes sociais são sim uma maneira de atrair visitantes na loja virtual, mas de maneira muito tímida. É preciso muitos posts orgânicos, para que hajam muitas visualizações, para que daí hajam cliques e visitas ao website da empresa.

como atrair tráfegoComo atrair visitantes na loja virtualtráfego orgânicotráfego pagotráfego para loja virtual
Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, é apaixonada pelo mundo dos negócios digitais. Sempre estudando o consumidor e compreendendo como vender mais no e-commerce. Empreendedora, como não poderia deixar de ser! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

Como criar uma oferta na loja virtual e vender maisAnterior
Chargeback no e-commerce: como as lojas virtuais podem prevenirSeguinte

Deixe um comentário Cancelar resposta

<








ASSINE A NOSSA NEWSLETTER



Aumentar as vendas na sua loja virtual fica mais fácil com o nosso conteúdo. Coloque seu melhor e-mail e receba material de valor para o seu e-commerce:

Ótimo, você agora receberá nossas matérias exclusivas






   11.4200-2724   |      comercial@ebraun.com.br - ebraun@ebraun.com.br





Consultoria em e-commerce e Cursos online.

NAVEGUE

HOME
CONSULTORIA EBRAUN

SUPORTE
BLOG
FALE COM UM ESPECIALISTA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

SIGA-NOS

icone-facebook 



EBRAUN - 2020. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso website. Se continuar navegando, você consente isso.OkPolítica de Privacidade