Vamos falar mais um pouco sobre como aumentar as vendas da minha loja virtual?
É sempre bom aumentar nosso conhecimento e trazer mais resultados positivos pra nossa empresa.
Quantas vezes você já abandonou uma compra porque o site era extremamente complexo ou lento ao finalizar a compra? Muitos campos para preencher, fluxos confusos, obrigatoriedade de cadastro prévio, poucas opções de pagamento, etc…etc…e mais etc…
Como aumentar as vendas da minha loja virtual com a página de ckeckout correta
O checkout é o ponto máximo de uma loja virtual. Seu cliente já foi impactado pelo marketing, atraído até a página de produto, já decidiu comprar e agora só precisa informar os dados para finalizar a compra.
Nesse momento, deveria ser só comemorar e embalar o pedido! 😊
Mas… se o cliente sentir que o ambiente está inseguro, confuso ou inapropriado… esqueça, sua venda está perdida. E todo o investimento para trazer o cliente até aqui foi em vão.
Para que o cliente não desista da compra na hora do checkout, temos algumas dicas:
Seja simples
Quanto menos informações OBRIGATÓRIAS no processo de checkout, melhor é!
Evite cadastros longos e demorados, solicite apenas os dados extremamente necessários para a finalização da compra: Nome, e-mail e Endereço para enviar o produto. Se for um produto digital, nem solicite esta informação.
Finalização como “Guest”
Isso é muito importante: obrigar o seu cliente a criar um cadastro para finalizar a compra, muitas vezes é um grande empecilho. O login com Facebook é fundamental, e ter outras opções de finalização rápida de pedidos é também essencial.
Se achar necessário coletar mais dados do cliente, como data de nascimento, sexo etc, mande um e-mail 2 ou 3 dias após o cliente ter fechado a compra.
Dessa forma, não o esgota na hora da compra, e ainda pode desenvolver um relacionamento via e-mail.
Como aumentar as vendas da minha loja virtual mostrando os Custos de envio
Mais uma dica de como aumentar as vendas da loja virtual é: o quanto antes a loja mostrar para o cliente o custo da entrega, maior a probabilidade de ele chegar ao final do processo de compra.
Se possível já mostre os os custos de envio na página de produto. Ou então, na página do carrinho de compras.
Evite distrações na página de checkout
Na página do carrinho e do checkout evite mostrar banners adicionais, produtos, menus e demais opções que possam desfocar o cliente do processo.
Todas as opções que podem fazer ele resolver deixar para depois o checkout devem ser retiradas.
Use um cabeçalho simples, apenas com a logomarca e identidade visual da loja, e não com o menu contido no restante do site. Não distrair o cliente no momento de finalização de pedido é essencial para aumentas as vendas na sua loja virtual.
One Click CheckOut
Esta é uma opção para compra rápida. Na página do produto você pode colocar um botão que já adicionará o produto no carrinho e automaticamente direcionará o cliente para o pagamento.
Perfeito, não?
Checkout Transparente
O cenário ideal na página de checkout é que seu cliente não saia do site da sua loja.
O checkout transparente é um recurso para quem usa gateways de pagamento como PagSeguro, MercadoPago, etc… que possibilita a integração automática com sua loja sem enviar o cliente para uma nova página para efetivar o pagamento.
Segurança sempre
Mostre para seu cliente que sua empresa é uma loja séria. Tenha um certificado SSL válido (HTTPS), isso transmite segurança para o cliente (ninguém mais compra em um site sem HTTPS).
Mostre seus certificados, ou seja, se você têm alguma filiação com alguma entidade do setor, mostre-a. Informe que seu site é seguro (100% SEGURO). Utilize anti-virus no seu servidor, garanta que nenhum malware ou vírus possa acessar dados de clientes.
E boas vendas!
Colocando em prática essas dicas sua loja terá um processo de checkout otimizado, aumentando as possibilidades de vendas e satisfação dos seus clientes.