Se você é o empreendedor que constantemente se pergunta: como aumentar as vendas da minha loja virtual?
Fique aqui, esse artigo é para você!
compartilhamos com você algumas dicas essenciais para aumentar o faturamento do seu e-commerce, e vamos começar falando especialmente do uso da plataforma.
Como aumentar as vendas da minha loja virtual com a plataforma certa
Com certeza o que todo empresário busca, é aumentar o faturamento do seu negócio.
Ao longo da nossa jornada temos visto empresários utilizando as mesmas táticas do universo de lojas físicas para aumentar suas vendas no mundo virtual. É preciso compreender que são realidades muito diferentes, e precisamos aprender a aplicar os conceitos de vendas, atendimento, marketing, entre outros, para as lojas virtuais.
Então, por onde começamos? Como aumentar as vendas na loja virtual?
Para ter uma loja virtual que vende, precisamos de fortes bases: uma plataforma que atenda as necessidades e seja user friendly, produtos que os consumidores vejam valor, e pessoas que entrem em nosso site dispostos a comprar.
E hoje vamos começar falando da plataforma.
A plataforma atende as necessidades?
A escolha da plataforma a ser utilizada é muito importante para o sucesso do negócio. É importante, mas como falamos anteriormente, é apenas um dos pontos responsáveis pelas vendas da sua loja.
Nós da Ebraun trabalhamos em conjunto com o cliente para deixar a loja virtual totalmente otimizada, inclusive dando dicas de alterações que nós sabemos ser importantes para que as vendas aconteçam.
Veja a seguir alguns pontos que sua plataforma deve atender para sua loja vender mais:
- O site funciona bem no mobile?
Até o ano de 2017 poucas vendas eram feitas através do mobile. As pessoas acessavam o site pelo celular, mas concluíam a compra mesmo era no desktop. A partir de 2018 o cenário vem se alterando rapidamente, e hoje, conforme pesquisas recentes, quase 50% das vendas são feitas a partir de telefones celulares e afins.
Ou seja, seu e-commerce precisa ser responsivo!
- Qual a velocidade do site? Tempo de carregamento?
Se o seu site é lento, as pessoas não vão ficar aguardando a página carregar. Vivemos em uma época em que esperar tornou-se algo difícil e desprazeroso. É fato: por melhor que seja seu produto e preço, se a página não carrega rapidamente, dificilmente vai vender.
Existem ferramentas gratuitas para testar a velocidade do seu site, como essa página do Google, que é fácil de usar e ainda dá as métricas e melhoramentos a serem considerados.
Tenha atenção especial às imagens também, elas são uma das causas principais de lentidão ao site. Uma boa dica é o site tinyPNG que compacta imagens sem perder a qualidade.
- Layout: vale lembrar que o layout deve ser bom para o consumidor final. Opte por plataforma que tenha layout amigável (user friendly), que seja o mais “clean” possível, que passe segurança e que fique claro ao seu cliente quais os passos que ele deve seguir no processo de compras.
- Como é o check-out?
Se o seu cliente já foi conquistado pela sua oferta, já adicionou ao carrinho, está pronto para pagar… por que dificultar a vida dele? A página de check-out precisa ser rápida, com o mínimo de informações necessárias, e com a maior quantidade de meios de pagamento possível.
Na página de carrinho, precisa haver um botão BEM VISÍVEL de concluir pedido, e ao clicar nesse botão, a mágica deve acontecer rapidamente. Muitas plataformas são engessadas nesse quesito, tornando o check-out muito mais difícil. Atenção à esse ponto, é crucial para o sucesso de suas vendas.
- Como é o atendimento da plataforma?
Quando acontecer algum problema com o seu site, você terá um consultor disponível para lhe atender? Sendo você um empresário, precisa se ocupar com todos os aspectos do seu negócio. Logo, precisa ter a certeza de que há uma empresa séria cuidando da sua plataforma e mantendo sua loja no ar.
Em resumo
A plataforma é o equivalente ao vendedor da loja física. Ela não fará o trabalho sozinha, se as pessoas não chegarem até a loja para comprar, e se não tiver produtos, não haverá vendas, por melhor que seja a plataforma.
Esses pontos, em conjunto com outros que falamos em outros posts, são essenciais para responder a questão de como aumentar as vendas da minha loja Virtual.
Nós da Ebraun trabalhamos para te ajudar a vender mais. Entre em contato, e bons negócios! 😉