Aumentar o ticket médio na loja virtual significa vender a mesma quantidade de pedidos, mas aumentar o valor de cada pedido vendido. Ou, é claro, vender mais pedidos ainda, com um valor maior também.
Para calcular o ticket médio na loja, seja ela virtual ou física, nós fazemos o seguinte cálculo:
valor do faturamento/ quantidade de pedidos.
Ou seja, digamos que minha loja online faturou R$ 50.000,00 no último mês, com 250 pedidos. Então, 50.000,00 / 250= 200. O ticket médio no meu e-commerce é de 200 reais no último mês.
O valor do ticket médio varia de acordo com o negócio, época do ano, valor dos produtos vendidos, entre outros. Assim como a taxa de conversão é própria de cada negócio, também o é o valor do ticket médio.
Essa taxa é de fato uma das mais importantes para acompanhar na sua loja virtual. E tudo o que é medido, pode ser melhorado. Vejamos abaixo algumas técnicas para melhorar o valor do ticket médio.
Técnicas para melhorar o ticket médio na loja virtual
Para vender no seu negócio online, é necessário saber que os produtos precisam ser bons, e você precisa ter uma plataforma que atenda bem à demanda, além de ter bem definido o público-alvo para quem você vai vender. (Nós falamos bastante sobre esses assuntos por aqui, clique em cada um dos links para saber mais! 👌)
Se o seu e-commerce já tem tudo isso bem alinhado e está vendendo, é hora de melhorar as taxas e aumentar o faturamento. Isso pode ser feito através de campanhas de marketing, observação dos concorrentes, promoções específicas, cross selling, entre outros.
Observar os concorrentes
Analisar os concorrentes é sempre uma boa maneira de melhorar nosso negócio e de verificar o que já fazemos melhor do que eles. Por isso, visite os sites dos seus principais concorrentes e verifique como estão os preços, a política de fretes e o que eles estão fazendo especialmente no carrinho de compras.
Oferecer frete grátis para compras acima de “x”
Sabemos que não há frete grátis, pois alguém sempre vai pagar por ele. De qualquer modo, é uma técnica muito usada pelas empresas para melhorar o ticket médio na loja virtual.
Vamos supor que o ticket médio é de R$ 119,00 na sua loja, será que faz sentido oferecer frete grátis para compras acima de R$ 150?
Bem, cabe a você realizar os cálculos e descobrir se um aumento de R$ 31 em cada pedido compensa o custo do frete. E se for lucrativo para sua empresa, lembre de divulgar a informação! O cliente não vai descobrir sozinho. Informe em banners e em mensagens no carrinho de compras, no estilo “Hey, adicione mais 31 reais em compras no seu carrinho e o frete será grátis!”
Montar kits e combos
Mais uma técnica para aumentar o valor médio das vendas, e que normalmente funciona muito bem. É claro que há produtos que não faz sentido montar kits, mas na grande maioria isso pode ser feito. Veja esse exemplo retirado do site da Marisa (https://www.marisa.com.br/):
Oferecer descontos progressivos
Para alguns negócios pode ser lucrativo oferecer descontos progressivos aos clientes. Por exemplo: Nas compras até R$ 100 nada acontece, mas nas compras acima de 100 reais o cliente tem 10% de desconto, e acima de R$ 200 ele tem 15%, e por aí adiante.
De novo cabe ressaltar que é responsabilidade do lojista calcular a viabilidade de executar esse tipo de descontos na loja.
Técnicas de Cross Selling e Up Selling para aumentar o ticket médio
São sem dúvida nenhuma as técnicas mais utilizadas nas lojas virtuais, e é um desperdício se você não utilizar na sua também!
Cross Selling: você está comprando um tênis, e o vendedor (ou a plataforma) lhe oferece uma meia, um fone de ouvido e uma garrafa para água. Ou seja, estão oferecendo produtos que podem complementar a sua compra.
Up Selling: você está comprando um celular novo, e oferecem-lhe um upgrade na versão com mais memória, e uma garantia estendida.
Muitas plataformas de e-commerce já possuem esses módulos disponíveis, de forma automática.
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