Para criar uma oferta na loja virtual que seja tentadora para o cliente, são necessárias três coisas: um motivo para a oferta, escassez e um benefício para o cliente. Veja como vender online criando uma oferta tentadora na sua loja virtual.
Ter um porquê
Ao falar em oferta, vamos deixar claro que não significa desconto no preço do produto. O desconto pode ser uma parte da oferta (o benefício oferecido, por exemplo), mas ele não é de fato uma oferta.
Criar uma oferta significa ofertar/oferecer algo. Normalmente criamos uma oferta para despertar um interesse maior do cliente e também um senso de urgência para o cliente finalizar a compra.
Por que precisamos criar um motivo para uma boa oferta? Porque nós gostamos de saber o porquê de todas as coisas. Parece que tudo faz mais sentido com uma razão. 🤗
Por isso, para vender online com uma oferta irresistível, crie um motivo para ela existir.
Você pode usar os mais diferentes motivos:
- Datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia das crianças, dia das Mães e vários outros;
- Datas que não são feriados: dia da secretária, dia do abraço, dia do filho, aniversário da loja, aniversário do presidente da empresa, dia da mentira, dia do índio, dia do chocolate, entre outros;
- Ações de marketing como “ajude o gerente a bater a meta”, “liquidação de estoque de verão” e “para os melhores clientes”;
- Lançamentos de filmes, séries, ou personagens (claro, que façam sentido na sua loja online).
- Use a criatividade!
Use o gatilho mental da escassez
O gatilho mental da escassez faz o cliente perceber que precisa realizar uma ação rapidamente, caso contrário, ele perderá a oportunidade de ter um ganho.
Se eu hoje visitar uma loja virtual e ver uma promoção de descontos sem um prazo final, posso deixar para comprar depois. Imagine que dentro de 45 dias vamos de novo a loja online e tudo continua igual, com a mesma promoção. Eu pensaria: estão enganando as pessoas, esse é sempre o preço final de venda!
Assim também acontece com a maioria dos clientes, que ao ver uma oferta na loja virtual sem uma data limite, acaba abandonando o carrinho e deixando para finalizar a compra mais tarde.
A escassez pode ser apresentada de várias maneiras:
- prazo final da oferta com a data e horário,
- quantidade de estoque disponível (só restam 5 em estoque!),
- enquanto durarem os estoques, etc.
Por fim, uma oferta na loja virtual precisa de benefício para o cliente
Esse é na minha opinião o componente mais importante para criar uma oferta tentadora e aumentar as vendas online. De nada importa ter um porquê e criar urgência para a compra, se não houver um benefício claro para o cliente.
Normalmente o benefício oferecido é um desconto no preço do produto. Mas não precisa ser somente desconto (embora é claro, quem não gosta de um descontinho?😁 ).
Veja alguns outros benefícios nos quais o cliente vê valor, e que fazem realmente economizar:
- fretes gratuitos (quando isso não for feito normalmente pela sua loja virtual);
- Compre 2 e leve 3;
- Compre um produto e ganhe um complementar (por exemplo compre um tênis e ganhe um par de meias);
- Um presente exclusivo para aquela campanha.
Mais dicas sobre vendas online
Uma boa oferta possui os três componentes que falamos acima. Ainda assim, não só de ofertas irresistíveis uma pequena empresa online (ou não) pode viver no longo prazo. Deixo aqui mais dicas e links vender mais online:
- Faça o básico bem feito: informações completas, cadastros de produtos completos, fotos e vídeos;
- Encontre o seu público-alvo e faça anúncios para atraí-lo, inclusive nas suas campanhas de ofertas;
- E claro, tenha produtos que vendem, porque se os produtos não forem bons, não há oferta que salve!