O ano é 2021 e as buscas para o termo Como criar uma plataforma digital cresceram absurdamente de acordo com a ferramenta Google Trends.
A necessidade de tornar os negócios físicos em digitais com urgência, a vontade de empreender online e as oportunidades de tirar algumas ideias da gaveta para finalmente colocar em prática foram os responsáveis por esse crescimento.
Mas antes de saber o “como”, é necessário entender o “que” é uma plataforma digital. Vamos a isso?
O que é uma plataforma digital
Plataforma digital é um modelo de negócios que funciona através de tecnologia. É um ambiente online que faz a conexão entre quem produz e quem consome, ou seja, é muito além de uma relação de compra e venda.
E é muito comum a confusão entre plataforma digital e plataforma de e-commerce. Uma plataforma de e-commerce é um modelo de negócios para venda online de produtos e serviços, e uma plataforma digital pode ser:
- Um blog;
- Um aplicativo de transportes (Uber);
- Um aplicativo de mensagens (Whatsapp);
- Uma plataforma de aulas online (Udemy);
- O aplicativo ou site de acesso ao seu banco;
- Um site de reservas de hotel, etc etc.
Conseguimos ver aqui a diferença? 😊
Então quando você está pesquisando sobre como criar uma plataforma digital, o melhor mesmo é refinar mais a sua busca, para o Google te compreender melhor. Você pode pesquisar por exemplo:
- Como criar uma plataforma de loja virtual?
- Como criar um aplicativo de jogos?
- Como criar um site de vídeo aulas online?
E por aí vai… Quanto mais assertiva for a sua busca, um melhor resultado o Google (ou outro buscador qualquer) vai te mostrar.
Aproveito para deixar como dica esse artigo do Neil Patel que é bem completo e fala sobre plataformas digitais. O Neil Patel é conhecido como o guru do marketing digital (mais um profissional para seguir e aprender!).
Como criar uma plataforma digital
Então dito tudo isso, é primeiro necessário que você saiba qual tipo de negócio online é o que você deseja investir.
Eu vou aqui assumir que a sua busca se refere a uma plataforma de e-commerce, também chamada de plataforma de loja virtual ou de loja online. (Que é a nossa praia! 😉)
Para saber como criar uma plataforma digital de comércio eletrônico, siga os passos:
1- Pesquise sobre o negócio em si, não apenas sobre como criar uma plataforma digital
Faça pesquisas sobre comércio eletrônico e sobre o setor no qual você deseja atuar. Sim, não basta conhecer apenas a plataforma, ela é só uma canal de vendas. Veja em nosso blog, por exemplo, vários materiais auxiliares, e em nosso canal do Youtube, e em todo o material que você dispõe na internet, inclusive gratuito! Há também nosso E-book e Curso online.
Entenda sobre os produtos a serem vendidos online, a logística, os impostos, o público-alvo e marketing online.
2- Pesquise as plataformas que se encaixam no seu negócio
Depois que você decidir o que vai vender, como e para quem vender, é tempo de pesquisar as plataformas de lojas virtuais que podem suprir as necessidades da sua empresa.
Aqui eu recomendo fortemente que dê atenção a esse material, no qual falamos sobre as funcionalidades essenciais que uma plataforma deve oferecer, e sobre alguns cuidados a serem tidos na hora da escolha.
Lembre de analisar com calma para tomar a decisão mais acertada nas necessidades do seu negócio online. Lembra daquele ditado popular “o barato sai caro“? Pois bem, isso acontece frequentemente com a criação de plataformas digitais.
3- Contratos com meios de pagamento, transportadoras e afins
É de responsabilidade do empresário fazer os contratos e parcerias com todas as empresas que vão fazer parte do e-commerce. É preciso contrato com as transportadoras que vão entregar os produtos, se esse for o caso, com os meios de pagamento a serem utilizados na plataforma.
Com marketplaces, ERP que for integrado, e mais todos os parceiros que a loja online terá.
4- Comece os cadastros e dê vida a sua loja virtual
E aqui não vamos falar somente de cadastrar produtos, não! Há muitas páginas e cadastros a serem feitos:
- Layout do site;
- Páginas de Quem somos, Contatos, Política de Provacidade, Política de entrega, Política de devoluções e trocas, etc;
- Cadastros de produtos: com muitas fotos de boa qualidade, descrição top, com todas as informações sobre o produto, curiosidades, etc…
- Integrações com os meios de pagamento, transportadoras e demais.
5- Hora de estar online
Com tudo feito e revisado, sua loja online está pronta para ir ao ar e começar a ter visitas.
O domínio do seu site será ativado, e depois será ativado também o protocolo de segurança (https). E voilà!
O domínio do site é o endereço online. Por exemplo “www.ebraun.com.br”. O domínio precisa ser comprado, em sites como o Registrobr, e pago anualmente. Vai depender da plataforma escolhida ter o domínio incluso no pacote da contratação ou não.
Digitalizar é preciso
Não é necessário frisar a importância de sermos digitais, os fatos da atualidade estão fazendo isso com louvor.
O mundo muda com uma rapidez incrível, e precisamos estar preparados com negócios online que satisfaçam os desejos e necessidades das pessoas. Digitalizar é sobre usar a tecnologia, mas com o foco total nas pessoas e no que elas estão buscando.
Ficou com dúvidas, ou está ansioso para começar sua loja virtual? Baixe nosso ebook gratuito sobre “Como vender na loja virtual“: