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Como escolher a melhor plataforma de e-commerce

Daniela
abr 22, 2020 Plataforma de E-commerce 0 Comentários
Como escolher a melhor plataforma de e-commerce

A escolha de uma plataforma para sua loja virtual não é tarefa que deva ser feita com pouco caso, e todos querem a melhor plataforma de e-commerce que exista.

A plataforma é como se fosse um vendedor da loja física, que apresenta os produtos aos clientes e encaminha-os no processo de compras. O papel da plataforma é estar sempre online, ter um layout amigável ao usuário no desktop e mobile, e tornar o processo de compras mais fácil e intuitivo.

A melhor plataforma de e-commerce

Como escolher a melhor das plataformas para a sua loja virtual?

Primeiramente, é necessário que você faça uma lista das funcionalidades que você necessita para sua loja. É muito comum o lojista contratar uma plataforma e depois começarem as questões:

  • “Mas eu precisava que tivesse integração com meu ERP.”
  • “Eu preciso que calcule o frete de outro jeito”
  • “Eu preciso que importe os produtos do meu sistema”

E por aí segue a lista.

Então para que isso não aconteça no seu caso, já pense em todo o caminho do cliente, em todos os diferenciais que sua loja online terá, e assim rabisque uma lista de funcionalidades que a plataforma precisará ter disponíveis para te atender.

Funcionalidades e Recursos de uma plataforma

Vou listar aqui algumas das funcionalidades e recursos mais utilizados dentro de uma plataforma, mas já convido a visitar todos os recursos e funcionalidades disponíveis na plataforma de E-commerce Ebraun. Lembre sempre: a melhor plataforma de e-commerce para você pode não ser a que o seu concorrente usa!

melhor plataforma de e-commerce

Checkout transparente

Esse recurso é essencial para aumentar as vendas, e você pode ler mais sobre ele aqui. Sabe quando você está navegando, adiciona itens no carrinho e vai fazer o pagamento? Esse recurso garante que o comprador fique sempre na mesma página e não saia do seu site, sendo direcionado para outros locais.

One click checkout

Opção para compra rápida sem passar pelo carrinho de compras, indo direto para o checkout.

Cupom de desconto

É indispensável que a plataforma ofereça, pois em vários momentos o lojista vai querer criar cupons de desconto. Seja para enviar por e-mail para clientes, para novos visitantes, seja cupom de desconto em valor, em percentual, ou criar descontos para categorias específicas.

Campanhas de frete

Igualmente importante a plataforma de e-commerce permitir que a loja virtual faça campanhas de frete grátis para compras acima de x valor, ou para categorias específicas, por exemplo.

Montagem de kits e conjuntos

Seus produtos podem ser vendidos através de kits? Montar um kit com um preço mais atrativo pode aumentar em muito a taxa de conversão no e-commerce.

Google Shopping,  Google Analytics e Google Ads

Para que seus produtos sejam divulgados no Google Shopping e para criar campanhas no Ads, é necessário que sua plataforma esteja integrada a eles. Isso se dá colocando uma tag específica na sua loja virtual. A mesma coisa para criar campanhas de Remarketing do Google, e para acompanhar os dados dos acessos do seu e-commerce, através do Analytics.

Funcionalidades de frete

Aqui também depende do que sua loja vai precisar. Garanta que há integração disponível com os Correios, com transportadoras que porventura você for usar. Se for usar entrega própria, contratação de motoboy ou outras formas, busque se informar antes de contratar a plataforma.

Formas de pagamento

Já tenha escolhida ou em mente qual ou quais as formas de pagamento que sua loja virtual vai precisar. Qual o gateway de pagamento? (Cielo, Rede, Mercado Pago, Wirecard, etc). Vai vender via boleto bancário, ou pagamento na retirada? Garanta que a plataforma tenha essas integrações.

Cadastro de produtos

Já falamos por aqui a importância de um cadastro de produtos que seja incrível. É necessário verificar se a plataforma de e-commerce permite diversas fotos por item, vídeos, produtos com variações, se tem já sugestões automáticas para melhora do SEO enquanto se faz a descrição.

Se o cadastro de produtos é fundamental para vender, a melhor plataforma de e-commerce para a sua loja virtual precisa oferecer ferramentas que te ajudem a cadastrar bem o seu produto.

Layout

Ser responsivo já é algo básico, não é diferencial. Sua plataforma de e-commerce precisa entregar um layout responsivo. Isso significa que quando navegar na sua loja virtual através de dispositivos como celular ou tablet, o layout se ajustará automaticamente ao tamanho da tela utilizada.

Além disso, a plataforma permite a você fazer alterações no layout? De que diferenciais a sua loja precisa,  em termos de layout?

Integração com ERP’s

É sempre importante utilizar uma plataforma que tenha possibilidade de integração com ERP’s. Hoje em dia o Bling e o Tiny são os ERP’s mais utilizados por pequenos e médios lojistas. Se há necessidade de integrar com um sistema que sua empresa física já utiliza, verifique antes se a plataforma de e-commerce possui uma API de integração.

Essas são apenas algumas funcionalidades das mais importantes para verificar junto à plataforma que você está buscando. Como dito, nem sempre a melhor plataforma de e-commerce para você será a que o seu concorrente usa, vai depender das suas necessidades.

Preços de plataformas de e-commerce

Os preços de plataformas de e-commerce são tão variados quanto sabores de sorvete!

Mas me foco aqui em chamar a sua atenção para algumas pegadinhas, fique atento:

  • Algumas plataformas baseiam o preço em quantidade de produtos ou de visitas no site. Atenção! Isso significa que assim que começar a aumentar seu portfólio o preço começa a subir. Caso contrário, seu site fica offline. Isso acontece porque essas plataformas usam um único servidor para várias lojas virtuais, o que pode causar instabilidade no seu site.
  • Algumas plataformas parecem baratinhas, mas cobram uma taxa por cada venda realizada.
  • Há também plataformas que iniciam num plano básico bem atrativo, mas ao ir adicionando funcionalidades que você precisa, às vezes bem básicas, os valores vão subindo agressivamente.
  • Já vi plataformas de e-commerce que cobram para instruir o cliente a usar a plataforma. Ou seja, você contrata, e precisa de ajuda para entender a plataforma, mas precisa pagar x reais para ter 30 minutos de consultoria e tirar suas dúvidas. Punk hein!

Um resumo para escolher a melhor opção

É uma tarefa que não deve ser tomada levianamente, a escolha da melhor plataforma de e-commerce para sua loja virtual. Siga o caminho:

  1. pesquise sobre todas as funcionalidades que vai precisar;
  2. relacione as plataformas que fornecem essas funcionalidades e recursos (inclua a Ebraun!);
  3. faça orçamentos, sem esquecer das pegadinhas;
  4. conclua se a plataforma pode te atender por longo período, acompanhando o seu crescimento.
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Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, é apaixonada pelo mundo dos negócios digitais. Sempre estudando o consumidor e compreendendo como vender mais no e-commerce. Empreendedora, como não poderia deixar de ser! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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