Para vender na loja virtual, não basta fazer um cadastro de produto desleixado, de qualquer jeito, só pra “subir pro site”.
Vale lembrar que o consumidor só vai comprar se for convencido do valor daquele produto, e para convencer o cliente, o cadastro de produto precisa estar perfeito!
Coloque-se no lugar do cliente
Aprender a cadastrar os produtos/serviços na loja virtual é parte do processo. Não há como vender sem fazer as especificações da mercadoria. Portanto, para fazer do modo correto, nada melhor que nos coloquemos no lugar do nosso cliente. Vamos a um exemplo?
Supomos que eu estou procurando uma sandália de festa para uma ocasião especial. Eu como consumidora quero saber no mínimo essas características:
- Qual é o material de fabricação?
- Qual a tabela de medidas?
- Qual a altura do salto?
- Ele é confortável, tem algum sistema de conforto para o pé?
- Os detalhes são o que? Pedras- de qual tipo, ilhós, lantejoulas, brilho… e como está aplicado à sandália?
- Como posso proceder a limpeza da sandália?
- Qual o prazo de entrega e as formas de troca ou devolução?
- Com quais looks ela combina mais, e quais cores de look?
- É mais indicada para uso noturno ou diurno?
- É indicada para longos períodos de uso?

Ou seja, ao procurar nas lojas offline uma sandália eu vou pensar em todos esses fatores, e ainda posso questionar uma atendente e experimentar a sandália. Numa loja virtual eu não posso experimentar, nem tocar o produto, nem sentir como ele é… então perceba a importância de um cadastro de produto com todas essas informações.
Ao vender em uma loja online você está a vender a promessa de que o produto é assim como está nas imagens, na descrição, nos vídeos. Está prometendo que vai entregar aquilo que o cliente comprou.
Como fazer o cadastro de produto
Agora que já vimos o quão importante é um bom cadastro de produtos, vamos aprender como fazê-lo.
Antes de cadastrar os itens na loja virtual, pense em tudo o que o seu cliente pode perguntar a respeito do produto, e faça uma lista com essas questões. Aproveite e reveja com o seu atendimento quais são as questões mais frequentes realizadas pelos clientes. Responda-as antes do cliente perguntar, na própria descrição do produto.
Descrição completa
A descrição escrita do produto precisa ser feita com todos os detalhes. Não deve ser redundante, mas sim rica de informações que o cliente pode querer saber.
Então voltando ao exemplo da sandália, vejamos tudo o que precisa estar na descrição:
- O que é o produto;
- Para qual estação do ano;
- Para quais ocasiões;
- Quem é o fabricante (Nome da marca e um breve resumo da marca) ;
- Qual o material de fabricação e como cuidar do calçado: como lavar, secar, guardar.
- Qual a tabela de medidas em centímetros;
- Qual a altura do salto;
- Com quais looks ela pode ser usada: sugestões de roupas, acessórios, bolsa e mesmo maquiagem;
- As tendências de moda, etc etc.
Ou seja, absolutamente tudo que o cliente precisa e deseja saber sobre aquele produto. É assim que ele vai comprar!
O que você acha que acontece quando há pouca descrição no produto, sem informações? O cliente que seria seu vai clicar no site do concorrente, talvez ver o mesmo produto, e comprar lá, ou ir a uma loja física. Lembre que a distância do seu e-commerce pro concorrente é de apenas um clique.
Boas fotos são essenciais
As fotos são parte essencial do cadastro de produtos. É a primeira coisa que nós olhamos quando entramos em uma loja virtual, e nosso cliente faz isso na nossa loja. Fotos ajudam muito a vender.
Quando eu digo que ter fotos de qualidade é uma ajuda para a venda, é porque para vender em uma loja virtual é necessário uma série de boas práticas, entre elas: uma plataforma adequada, produtos que vendem bem e pessoas que entrem na tua loja.
As fotos do produto precisam mostrar todos os detalhes da peça, já que o consumidor não tem a possibilidade de tocar no item antes de comprar.
- Use fundo branco (fundo infinito) se o produto for colorido;
- Use todas as fotos com a mesma medida;
- Faça fotos de todos os ângulos;
- Foto com zoom para mostrar algum detalhe;
- Ao usar o exemplo da sandália: fotos da sandália em todos os ângulos com fundo infinito, fotos de modelo calçando, fotos com acessórios que combinam e podem ser vendidos como complementares pela loja virtual…
- É importante reduzir o tamanho das imagens para que o site não sofra no carregamento das páginas, ficando lento para o usuário. Uma boa dica é utilizar o site TinyPNG que compacta as imagens mantendo a qualidade, e é gratuito.
Vídeos no cadastro do produto
O Youtube é uma rede social que tem crescido muito no Brasil e no mundo. Passamos muito tempo vendo vídeos, e hoje achamos mais interessante ver um vídeo ensinando a fazer algo do que ler a respeito, por exemplo.
Com um celular hoje é possível fazer bons e criativos vídeos para seus produtos. Sim, é verdade, fazer um cadastro de produto bem feito dá trabalho, mas resulta.
Os vídeos podem ser feitos com uma pessoa explicando sobre o funcionamento do produto, instalando-o, ou uma modelo desfilando usando a peça. Pode ser também mostrando o produto, no exemplo da sandália, dando ênfase aos detalhes que você quer valorizar. Mostrar o processo de produção do produto, se for o caso, também gera engajamento.
Sempre vai depender de qual é o seu produto, mas com certeza há maneiras de criar vídeos para incluir no cadastro dele.
SEO no cadastro do produto
Para fazer o cadastro de produto da melhor forma possível, e atrair visitantes inclusive de forma orgânica, é necessário familiarizar-se com SEO.
Pesquisar pelas melhores palavras-chave a serem utilizadas para o seu produto, e utilizá-las no título e na descrição do produto, e também como atributo alt nas imagens. Procure por palavras-chave de cauda longa e que diferenciem seu produto dos demais.
Atenção para seguir a estrutura correta: título, subtítulos, texto.
Escreva bem
O mais básico e por tantas vezes ignorado é escrever bem. Um texto bem escrito, com concordância, pontuação e sem erros de gramática.
Um bom texto passa confiança ao seu cliente, uma impressão de seriedade e empresa comprometida. E isso faz toda a diferença.
Se o visitante já encontrou sua loja online, está navegando em seu site e ficou interessado em comprar seu produto, o cadastro de produtos bem feito é o que vai incentivá-lo a colocar o item no carrinho de compras.