Você já deve ter ouvido a expressão “Mundo V.U.C.A.”, certo? Reinventar o seu negócio em um mundo que não para não é apenas necessário, é essencial!
VUCA é uma sigla de origem norte americana. Dizer que vivemos em um mundo VUCA significa que é um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Muito adequado aos dias atuais, não é mesmo?
Saber reinventar um negócio, ser criativo para resolver problemas, e aprender a desaprender e reaprender. Essas são características essenciais para um empreendedor daqui por diante.
O consumidor mudou, e as empresas?
Se o nosso mundo é VUCA, quase podemos dizer isso dos consumidores! 😀
Nós temos tanta informação ao toque dos nossos dedos, que é quase impossível comprarmos algo do qual não sabemos nada a respeito.
Como consumidores, estamos ávidos por informação de qualidade. Consumimos muito conteúdo. E não só: pesquisamos muito online antes de efetuar alguma compra, queremos saber quem é a empresa, como a marca se comporta no cenário sócio-ambiental, e qual a avaliação que os consumidores fazem dos produtos e da empresa em si.
Se a jornada de compra mudou tanto, e os vendedores não são mais quem detém as informações sobre os produtos, as empresas precisam estar adaptadas a esse empoderamento do consumidor. Quem não se reinventa, fica para trás. 🙁 (É uma maneira bonita de dizer que vai quebrar, ou muito perto disso.)
Para ter uma loja virtual de sucesso, é necessário reinventar o seu negócio para muito além de anunciar online e atrair o público certo. É preciso oferecer o que o público quer e precisa, e de maneira memorável.
Como reinventar o seu negócio
À luz dos recentes acontecimentos fica fácil enxergarmos as emergentes mudanças que precisam acontecer nos negócios, especialmente online. Mas engana-se quem pensa que a pandemia COVID-19 é a grande “culpada” pela digitalização dos negócios, ela apenas antecipou o que demoraria mais a acontecer.
O consumo por meio digital cresceu exponencialmente, e segundo especialistas, esse é um caminho sem volta. Negócios que só existiam offline precisaram correr para atender online, e os consumidores que ainda não eram e-consumidores, por sua vez, descobrem como é bom e prático (e seguro!) comprar online.
Mas como reinventar o seu negócio nesse momento? Bom, vamos dar aqui algumas ideias do que empreendedores de pequenos negócios estão fazendo.
Foco total no cliente
“Se a vida te dá limões, faça uma limonada”, diz o ditado. Mas você também pode fazer uma caipirinha, uma torta de limão, e mais centenas de coisas. O foco é: o que o seu cliente quer e precisa nesse momento? Como você pode adaptar o que sua empresa oferece ao que o cliente está buscando? Mais do que nunca, empatia e criatividade estão salvando pequenos negócios.
E como saber o que o cliente quer? Pergunte para ele! Não tenha medo de falar com seus clientes.
Como reinventar o seu negócio- restaurantes, lancherias, pastelarias e afins
- Vender online para entregar;
- Vender itens congelados para o cliente preparar em casa;
- Fazer kits para entregar (pequenas porções): Kit festa de aniversário por exemplo;
- Entregar café da manhã;
- entregar pão e itens básicos;
- Hamburguerias que montam o kit “Faça em casa nosso hambúrguer” com todos os itens pré prontos;
- Vender vouchers para o cliente presentear ou mesmo usar no futuro.
Como reinventar o seu negócio- mercados, fruteiras
- Fazer parcerias com entregadores autônomos, ou com empresas como Rappi e Glovo;
- Disponibilizar atendimento por whatsapp;
- Enviar cobrança através de link pelo whatsapp (várias empresas geram o link, veja aqui como funciona o Mercado Pago, por exemplo), se não tiver canal de compra online.
Como reinventar o seu negócio- esteticista, maquiadora, personal trainer, profissionais autônomos
- Criar cursos online;
- Dar aulas virtuais;
- lançar vídeos e Blog, com remuneração através de anúncios;
- vender vouchers para serem usados depois.
Floriculturas, bazar, lojas de decoração, moda e afins
- Vender online através de canal próprio e/ou marketplaces;
- Oferecer aos clientes entrega de flores ou presentes para quem está enlutado, ou para aniversários, ou quem está em recuperação…
- Ofertar produtos de jardinagem, e de pequenas reformas para casa: pincéis, cortinas, tapeçarias;
- Atender chamadas por vídeo para o cliente ver e escolher o que ele quer.
Essas foram apenas algumas ideias para inovar e ajudar o consumidor a ser atendido para suas necessidades. É normal que vamos testar dez coisas diferentes, e talvez apenas uma ou duas dêem certo. Mas essa é a vida do empreendedor, sempre foi!
E você, o que está testando no seu negócio?