Quem nunca deixou de finalizar uma compra online, por falta de segurança na loja virtual?
A insegurança é um dos principais motivos de carrinhos abandonados, e de não converter visitantes em clientes. As pessoas ainda tem medo principalmente de duas coisas:
- Colocar os dados do seu cartão de crédito em um site;
- Comprar e não receber o pedido.
Apesar disso, as pessoas tem efetuado mais compras online, e o e-commerce tem crescido muito. A previsão de crescimento do e-commerce em 2020 era de 20%, mas por conta da pandemia a previsão de crescimento chega aos incríveis 49% para o ano. Fonte: E-commerce Brasil.
Mesmo com esse crescimento extraordinário, as pessoas ainda sentem insegurança por muitas vezes. Elas procuram comprar de lojas online que prezam pela transparência e segurança dos consumidores.
Assim sendo, temos algumas dicas para você transmitir segurança na loja virtual, e vender mais online!
Como mostrar ao cliente que a sua loja virtual é segura
Transmitir para o cliente que a sua loja online é segura é fundamental para fechar vendas.
Você até pode utilizar de várias ferramentas para garantir a segurança, mas se isso não ficar claro para o visitante, de pouco servirá para aumentar o seu faturamento.
Então, invista nos seguintes pontos:
- Certificado SSL é o tal “https” que aparece no início do domínio do site. Esse certificado trata-se de uma criptografia digital, ou seja, quando o cliente informa os dados na loja virtual o SSL criptografa essas informações e envia com mais segurança para o servidor da loja.
- Mostrar Selos de Segurança. Os mais comuns são o Site Blindado e a Loja Protegida.
- Outros selos como do Reclame Aqui, do Ebit e mesmo de setor específico da loja virtual passam muita credibilidade ao cliente. Por exemplo: Melhor empresa para trabalhar 2019, Prêmio Inovação SEBRAE 2018, etc…
- Prova Social é uma ótima maneira de mostrar aos visitantes que a sua loja virtual é segura e entrega aquilo que promete. Os comentários de clientes, avaliações de produtos e de atendimento são um grande trunfo, pois as pessoas acreditam no que outras pessoas dizem.
- Utilizar de senhas mais difíceis. Na Ebraun, por exemplo, usamos uma criação de senha forte automaticamente. Assim, o cliente só coloca o e-mail, e uma senha forte é gerada e enviada a ele no endereço de e-mail.
- LGPD e armazenamento de dados: garanta a segurança na loja virtual informando ao cliente a política de privacidade de acordo com a LGPD. Informe ao cliente quais dados são recolhidos e como serão utilizados, a política de cookies, e siga a risca o que ordena a Lei Geral de Proteção de Dados.
Segurança na loja virtual é tudo
Sua loja online pode ter um design incrível, uma plataforma excelente, produtos extraordinários e público-alvo bem definido.
Mas, se a segurança não for tratada como prioridade, as vendas não alcançarão o patamar que podem alcançar.
Além disso, é importante não apenas para o cliente sentir-se seguro, mas também para você empresário. Um roubo de dados de clientes, por exemplo, representa multas altas e processos dispendiosos. Fraudes em compras nos cartões de crédito acabam com prejuízos para a loja virtual.