Você sabia que podemos realizar testes A/B na loja virtual?
Fazer testes A/B significa testar algumas mudanças na página, em qualquer página da loja virtual, mas obviamente é mais utilizado em páginas de produto e de captação de leads. Sejam alterações no CTA, no título, na imagem ou qualquer outro elemento da página.
Funciona assim: metade dos visitantes vê a página de uma forma, e a outra metade vê a mesma página com alguma alteração. Mesma página, apresentada de duas maneiras diferentes.
Por exemplo: um visitante entra na página “Vestido infantil com estampa de balões” de uma loja virtual e o botão de COMPRAR aparece na cor azul para esse visitante. Outra pessoa entra na mesma página, ao mesmo tempo, mas ela vê o botão COMPRAR na cor verde.
Não é feitiçaria, e sim tecnologia! Isso significa que a loja está utilizando testes A/B no site, para perceber se trará mais cliques o botão de cor azul ou o botão verde, ou ainda se isso não interfere nos resultados.
Para cada teste A/B na loja virtual, teste apenas uma mudança
Os testes que podem ser feitos na loja virtual são muitos, mas é importante focar em uma mudança de cada vez.
Digamos que você quer testar cores diferentes para o botão comprar, e ainda qual a imagem de capa do produto trará mais resultado. Então você faz essas duas alterações no mesmo teste, ao mesmo tempo. Depois, como você poderá dimensionar se os resultados ocorreram por causa do botão ou por causa da imagem? 😱
Portanto, faça um teste A/B de cada vez na página específica da loja virtual.
Além disso, também é importante dizer que fazer teste A/B não significa apresentar páginas completamente diferentes uma da outra para os usuários, e sim pequenas alterações como cor, imagem de capa, palavra no título, posição de algum elemento, etc.
Obtenha uma amostra significativa dos dados
Tomar decisões baseadas em quantidades pequenas de visitas (50, 100 ou 200) naquela página de teste é má ideia. São amostras muito pequenas para decidir por algo, a não ser que o resultado seja quase unânime. Por exemplo, tivemos 100 visitas nessa página com o botão de comprar verde e 80% clicaram no CTA, enquanto nas 100 visitas na página do botão azul apenas 15% clicaram. E mesmo assim, não há amostras suficientes para uma certeza. (Mas a vida é assim, não é mesmo? 😅)
Mas como saber qual é um bom tamanho de amostra? Esta calculadora aqui da Resultados Digitais pode te ajudar.
Essa é uma das coisas mais incríveis do marketing digital: a possibilidade de ter métricas precisas e praticamente em real time para tomada de decisões. De qualquer outra forma, se você for questionar as pessoas por exemplo, elas podem dizer uma coisa e praticar outra. Com métricas como essa dos testes A/B não há enganação, só resultados fiáveis.
Ferramentas para testes A/B
Ainda é importante dizer que se a sua empresa está no início, talvez não seja o momento de realizar testes A/B na loja virtual. Digo isto porque, na maioria dos casos, as lojas ainda não tem o básico bem feito, uma plataforma user friendly e nem visitas e outras métricas suficientes para começar os testes e de fato melhorar.
No entanto, se já está na hora de começar a realizar testes A/B, aqui vão algumas ferramentas, das quais apenas a Optimize da Google tem uma versão gratuita com limitações:
Já fez o download do nosso Ebook gratuito “Como vender na loja virtual?” Clique aqui e conheça.