O Instagram é a rede social que caiu no gosto dos brasileiros. Com um bilhão de usuários ativos no mundo, é um mar de oportunidades para as empresas. Aprenda a vender mais usando o Instagram.
As redes sociais que os brasileiros mais gostam
Não é segredo que os brasileiros adoram usar seu tempo nas redes sociais. Postar fotos e vídeos, compartilhar conteúdos, informar-se, saber da vida dos amigos, estudar (por que não?).
Todas essas possibilidades fazem com que os brasileiros gastem a média de 3 horas e 34 minutos em redes sociais, diariamente. Atenção empreendedor, está vendo a oportunidade aí? 😀
São 3 horas e meia por dia consumindo diversas coisas nas redes sociais. Os dados são do relatório Digital in 2019, do site We Are Social.
No Brasil o Instagram tem a 4º posição no ranking das redes sociais mais utilizadas. Confira:
Instagram para negócios
O Instagram surgiu em 2010, e de lá para cá muita coisa mudou. Em 10 anos, o aplicativo de compartilhamento de fotos inovou, trazendo muitas funcionalidades que atraem os usuários. Os stories, por exemplo, já são muito utilizados pelas empresas para vender mais usando o Instagram.
Mensagens, transmissões ao vivo e os posts patrocinados fazem parte da estratégia digital das empresas.
Apesar de parecer uma mina de ouro, antes de investir dinheiro em anúncios, é importante fazer um planejamento. Perguntas como: meu produto é vendável no Instagram? Meu público está lá? É de venda por impulso? São importantes para o sucesso da sua estratégia.
Também é importante preparar conteúdos e imagens de excelente qualidade. E claro, trabalhar o relacionamento com o cliente.
Nós da Consultoria em E-commerce da Ebraun estamos prontos para ajudar sua empresa a vender mais! Fale conosco usando o botão Fale com um Especialista.
Como vender mais usando o Instagram
Com tudo planejado e organizado, vamos vender mais usando o Instagram?
Começando pelo Instagram for Business. Essa ferramenta é dedicada às empresas e torna possível que elas conheçam quem são os seus seguidores e com isso, possam melhorar constantemente.
Os perfis comerciais podem divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio. Além disso, têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações.
Para aproveitar todos os benefícios do Instagram for Business, é pré-requisito que sua empresa tenha uma fanpage no Facebook conectada a um perfil no Instagram.
Tendo feito isso, siga as dicas para vender mais usando o Instagram:
- Faça a biografia do seu perfil, incluindo seu site. É muito importante que a audiência conheça você (sua empresa, no caso), e essencial que tenha o link do seu site.
- Imagens e vídeos de excelente qualidade. O usuário não prestará atenção em algo que não o impactar.
- Usar call-to-action nas imagens. Pode fazer total diferença na captação do olhar do usuário.
- Vídeos são sucesso. Percebeu que o Youtube é a rede social mais utilizada pelos brasileiros? Não é a toa que vídeos viralizam tão rapidamente.
- Stories vendem. Os brasileiros estão utilizando muito essa ferramenta, então, porque as empresas não usariam? Faça stories dos bastidores, do dia-a-dia, mostrando um produto, fabricando ele… enfim, atraia seu cliente! 😉
- Hashtags para o cliente te encontrar. Pesquise antes quais são as # mais utilizadas, e também crie hashtags e incentive o público a usá-las.
- Instagram Ads. Pode veicular os anúncios tanto no feed quanto nos stories.
Interação com a audiência
” Nem só de Instagram Ads sua empresa viverá”. 😀
Brincadeiras à parte, já vimos que sem interação com a audiência, é quase impossível cativá-la a ponto de que ela se transforme em clientes ativos.
As pessoas buscam fortemente sentirem-se parte de algo. A audiência espera conhecer a marca, interagir com ela, e encontrar nela os mesmos valores que gerem a sua vida.
Cabe as empresas cativar o público e trazê-lo para sua loja online.