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Construtores de sites têm problemas que podem afetar a performance, o SEO e o tráfego das páginas

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set 29, 2021 Plataforma de E-commerce, Vender Online 0 Comentários
construtores de sites

Atualmente, é possível encontrar uma série de construtores de sites que permitem criar páginas na web de forma relativamente simples e barata. Por meio de plataformas intuitivas, muitos deles podem ser usados tranquilamente até mesmo por pessoas que não possuem experiência nas áreas de programação, design ou tecnologia da informação (TI). 

Apesar de ajudar no trabalho de quem quer colocar um site no ar, boa parte dos construtores conta com alguns problemas que podem impactar diretamente o desempenho das páginas. Eles influenciam em fatores como o posicionamento dos websites em rankings de mecanismos de buscas (como Google, Yahoo! e Bing) e prejudicam até o tráfego do website.  

Para evitar problemas, o ideal é sempre verificar como funcionam os serviços e os sistemas das plataformas disponíveis no mercado – atualmente, os construtores de sites oferecem recursos que vão desde templates prontos até opções de hosting. A dica é estudar as informações aqui antes de tomar qualquer decisão. Esse fator é essencial para garantir que o seu site seja desenvolvido da melhor forma possível e tenha uma boa performance.

Abaixo, veja detalhes sobre os principais problemas encontrados em construtores de sites. 

Dificuldades com o visual

Criar um visual bacana e cheio de personalidade é uma das formas de deixar um site mais atrativo para o público e, consequentemente, engajar a audiência, aumentando as chances de ter mais tráfego. A melhor dica para conquistar os internautas é apostar em um design que combine com a proposta da página e, de quebra, remeta à identidade visual da empresa. 

Normalmente, plataformas que permitem criar sites oferecem listas de layouts prontos. Apesar de permitirem que o desenvolvedor personalize alguns elementos de sua página (como as cores e o posicionamento das informações), a maioria desses sistemas conta com recursos criativos bastante limitados. 

Essas limitações podem ser um obstáculo para quem quer criar websites diferenciados e bem-sucedidos. Elas obrigam o desenvolvedor a seguir padrões pré-estabelecidos e dificultam a implementação de recursos relacionados à identidade visual, um fator importante para consolidar marcas no mercado. Afinal, é por meio de elementos como cores, logotipo, tipografia e slogan que as empresas ganham popularidade entre o público e passam a ser reconhecidas com facilidade em ambientes virtuais e físicos.

Menos destaque nos mecanismos de busca

Aparecer entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca é uma das melhores estratégias para gerar tráfego orgânico e aumentar a popularidade de um site. Para isso, é preciso cumprir uma série de requisitos e investir em Search Engine Optimization (SEO). 

Implementar técnicas de SEO faz com que os algoritmos dos buscadores classifiquem o conteúdo do site como relevante para o público. Com base na análise de recursos como o uso de palavra-chave, termos secundários, links e formatações de texto corretas, sites como o Google conseguem identificar quais páginas devem aparecer no topo das buscas. 

Nesse aspecto, o grande problema é que a maioria dos construtores de sites contam com recursos limitados para quem quer trabalhar com SEO. Como o desenvolvimento das páginas é feito de forma “engessada” e pré-estabelecida, muitas funcionalidades que dependem de modificações nos códigos ficam inutilizáveis.

Algumas plataformas até oferecem ferramentas básicas de SEO. Entretanto, elas não costumam ser suficientes para alavancar páginas nos rankings dos buscadores. 

Mais chances de errar 

Por um lado, oferecer soluções com as quais qualquer pessoa pode criar um site do zero é importante para democratizar o acesso e o uso da tecnologia. Por outro, isso pode impactar diretamente na qualidade e no desempenho das páginas da web. 

Muitas vezes, algo visualmente bonito pode não ser o ideal em termos de performance e SEO. Pessoas que criam sites em construtores sem qualquer tipo de conhecimento prévio em desenvolvimento web têm muito mais chances de cometerem erros que podem influenciar completamente nos resultados de seus sites.

A maioria dos construtores não dá dicas e alertas que poderiam ser importantes para quem tem menos conhecimento técnico na área. Imagens, vídeos, animações e formatações inadequadas, por exemplo, podem desencadear uma série de problemas capazes de influenciar no sucesso do projeto.

Velocidade de carregamento

A velocidade dos sites é um ponto importante que não deve ser negligenciado pelos desenvolvedores. De acordo com um levantamento da empresa Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam páginas que demoram mais de três segundos para abrir. Em lojas virtuais, por exemplo, cada um segundo a mais no tempo de carregamento pode reduzir em 7% as chances de venda.

No caso das plataformas que permitem criar sites, há alguns tipos de obstáculos que podem prejudicar a velocidade de carregamento. Eles variam desde as opções de servidores escolhidas para colocar as páginas no ar até elementos da própria estrutura do site.

Imagens muito pesadas e animações (recursos que podem ser usados com facilidade nesses tipos de projetos) são alguns dos fatores que comprometem a agilidade das páginas. Como os construtores não indicam se os elementos estão em formatos ideias para garantir um carregamento rápido, a dica é trabalhar como fotos entre 70k e 100k (que são leves, mas mantém uma resolução de qualidade) e evitar vídeos e recursos animados. 

Acessibilidade pode ser um problema 

De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 58% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente por meio de smartphones. Por isso, é preciso trabalhar com construtores de sites que oferecem versões de páginas responsivas e mobile friendly. Caso contrário, o site não será bem ranqueado pelos mecanismos de busca, além de se tornar desinteressante para essa parcela do público.

Também é preciso verificar quais plataformas de construção de páginas oferecem soluções de acessibilidade adequadas para pessoas com limitações visuais, auditivas e com outros tipos de necessidades. Adaptar sites para todos os tipos de internautas é essencial para fomentar a inclusão no mundo virtual – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de um quarto da população brasileira (24%) apresenta algum tipo de deficiência ou dificuldade física ou cognitiva. 

É importante lembrar que nem todo construtor de sites conta com todos os problemas citados acima. A dica para evitar qualquer tipo de frustração é verificar os recursos de cada um deles e escolher a melhor opção. Com isso, é possível ter mais segurança e suporte para criar uma página de sucesso. 

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