Até pouco tempo atrás, todas as lojas virtuais possuíam um blog (muitas vezes desatualizado). Já na atualidade temos visto essa técnica ser deixada de lado. Mas afinal, criar blog para loja virtual pode ser uma estratégia para aumentar as vendas?
A resposta é: depende! Depende da estratégia da empresa, do produto que ela vende ou serviço que ela presta e do mercado no qual ela está inserida.
Por exemplo: será que faz sentido criar um blog para uma loja que vende moda feminina? O que você pensa a respeito?
A estratégia por trás da criação de um blog
Quem cria um blog o faz por algum motivo. Normalmente quer falar sobre um assunto específico, se tornar notável e claro, fazer negócios e gerar receitas através do blog.
Mas e uma loja online?
Normalmente, ao criar um blog para loja virtual, a estratégias da empresa são:
- criar notoriedade para a marca;
- mostrar autoridade no assunto e
- atrair tráfego orgânico para o site.
O blog sempre faz parte de uma estratégia de Inbound Marketing , que é chamado também de marketing de atração. Se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo relevante para o público-alvo da marca, conquistando-o e criando um relacionamento duradouro da marca com o cliente.
Ou seja, através da criação de conteúdo em um blog, espera-se atrair o público-alvo, mostrando a ele que tem algo de valor a oferecer.
Então será que faz sentido para uma loja de moda feminina online ter um blog?
Sim, considerando que a estratégia da empresa seja criar notoriedade para a marca e relacionamento com os clientes, além de atrair visitantes com buscas orgânicas ao longo do tempo.
Mas isso não quer dizer que criar blog para a loja virtual ajuda nas vendas.
Explico melhor:
- Quem encontra o blog da marca através do Google, por exemplo, é porque buscou termos para sanar suas dúvidas, resolver seus problemas. Então se a pessoa buscou termos como “Qual a tendência de estampas para verão 2021?” ou “Quais tons de roupa combinam com loiras?” e encontrou o blog da loja virtual de moda, não significa que ela quer comprar algo, e sim sanar um dúvida.
- Por outro lado, se a pessoa já é cliente da loja virtual, e recebe sempre conteúdo da empresa, é bem provável que ela lembrará da marca para recomprar. Isso é relacionamento. 😉
Para empresas de certos ramos, como prestação de serviços por exemplo, ter um blog é uma grande mais valia.
Imagine que tem uma loja virtual que vende peças para carros e também possui o serviço de mecânica. Criar conteúdo em um blog sobre o assunto vai mostrar ao visitante que a empresa sabe do que está falando, tem autoridade no assunto.
Conquistando a confiança dessa forma, é muito provável que o visitante vire cliente das peças ou do serviço de mecânica, ou mesmo dos dois se for o caso.
Como criar blog para loja virtual
Em termos de ferramentas, a página de blog normalmente já está inclusa nos planos das plataformas de lojas virtuais.
E sobre o conteúdo, é importante focar em três coisas:
- ser conteúdo de valor para o público da empresa;
- falar a linguagem que o cliente fala, se comunicando de forma assertiva; e
- trabalhar SEO no conteúdo do blog.
Também preciso ressaltar uma boa escrita – afinal, o óbvio precisa ser dito, e o básico nunca sai de moda.
Comece estudando sobre SEO e como aplicar ao seu blog, e escreva seus primeiros posts sem medo. Afinal, o feito é sempre melhor que o perfeito.