Quando falamos em e-commerce, estamos referindo-nos a todas as transações que são feitas por meio eletrônico. Mas há uma enorme diferença entre criar loja virtual e vender por outros canais, como redes sociais e marketplaces.
É comum ao empresário que está começando no meio online ficar com essas dúvidas, ou mesmo achar que “é tudo a mesma coisa”.
Temos que esclarecer que não é não! Cada canal de vendas tem suas particularidades, vantagens e desvantagens.
Qual a diferença entre criar loja virtual e vender em redes sociais?
As diferenças são enormes!
Uma loja online possui várias características próprias, entre elas:
- tem layout e identidade visual próprios;
- tem seus meios de pagamento e transporte;
- possibilidade de trabalhar a marca na divulgação;
- toda a responsabilidade de atrair tráfego é da empresa;
- as decisões em torno no negócio são todas feitas pela empresa: quem serão os parceiros, modo de trabalhar, etc.
Então, ao criar uma loja virtual é necessário saber que é como qualquer outro negócio próprio. Exige investimento e trabalho para fazer dar certo.
Leia mais sobre esse assunto no artigo O que é preciso para abrir uma loja virtal e também no Quanto custa abrir uma loja virtual.
E como é vender nas redes sociais?
Um ótimo meio de atrair tráfego para o seu site (leia sobre isso aqui), as redes sociais são as queridinhas dos brasileiros.
Não só um meio de atrair visitantes, as redes sociais também são um meio para vendas, como um canal de vendas mesmo.
No entanto, a maioria delas ainda funciona apenas como um catálogo de produtos, não sendo possível efetuar vendas diretamente pela plataforma.
Por exemplo, no Instagram for Business , que é a ferramenta dedicada a empresas, torna possível conhecer quem são os seus seguidores e com isso melhorar constantemente o posicionamento e anúncios. Permite divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio. Além disso, têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações.
Mas, apesar de fornecer todas as informações (o que é muito necessário para a empresa vender), não é possível AINDA* efetuar uma venda dentro do Instagram. Apenas é possível colocar o link do seu produto, e ao clicar o cliente é redirecionado para sua loja virtual.
* Estão sendo feitos testes na ferramenta para que ela funcione como uma loja virtual também, logo deverá haver novidades.
Ou seja, se você não tem uma loja online, é preciso falar com os clientes no direct e combinar a cobrança, entrega, etc.
Da mesma forma no Facebook e mesmo no Whatsapp for Business.
Qual a diferença entre vender em loja virtual própria e marketplaces?
Podemos citar algumas diferenças, entre elas as que consideramos principais:
- No marketplace o lojista não consegue trabalhar sua própria marca. Por exemplo:
– Onde você comprou esse brinquedo?
– Comprei no Mercado Livre!
- No marketplace o seller está a mercê das decisões do marketplace. Aumentou a taxa de cobrança? Não há escapatória. Subiu os valores dos fretes ou obrigou as lojas a darem fretes grátis em certas categorias ou acima de valor x? Vai ter de suportar.
Veja um vídeo sobre o assunto:
Também fizemos um artigo falando apenas sobre vantagens e desvantagens entre criar loja virtual ou vender em marketplace.
Concluímos assim com o seguinte pensamento: todos os canais de venda são válidos, e somente através da loja virtual própria é possível divulgar e crescer uma marca, dando ao cliente uma real experiência de compra online. 😉