As vendas online através de Live Commerce já crescem com força no mercado brasileiro, e é uma forte tendência para os próximos tempos.
Através de canais próprios de e-commerce ou de redes sociais, lojistas apresentam por live-streaming seus produtos enquanto consumidores assistem e compram, além de tirar dúvidas por exemplo.
E aliados a apresentação e venda dos produtos há muitas vezes shows e participações especiais que tornam tudo ainda mais atrativo.
O Live Commerce nasceu na China
Não só nasceu na China, como movimenta bilhões de dólares de vendas em datas especiais, como o Singles’ Day, que é a data de maior venda no e-commerce chinês.
O Live Commerce cresceu 150% ao ano entre 2017 e 2019 na China e, estima-se, deve ter crescido mais de 200% em 2020, ajudado pelos lockdowns da covid-19. No final de 2020 empresas como a Walmart e a Shopify fizeram parcerias com o TikTok para vender produtos usando os influenciadores da plataforma — programas-piloto para testar a aderência do consumidor americano. (Notícia na matéria do Brazil Journal)
E o Brasil não fica para trás no quesito Live Commerce. A Black Friday passada foi um grande divisor de águas nessa matéria, gigantes do e-commerce fizeram vendas através de suas lives, com grandes produções. 2020 foi o ano das lives, não foi?! 😎
Enquanto que as taxas de conversão das poucas marcas brasileiras que já usam Live Commerce chegam aos 10%, varejistas do e-commerce lutam para taxas de conversão entre 1 e 2%. (Leia aqui sobre taxa de conversão.)
Uma vantagem a mais que não pode ser negligenciada, é que a live pode ficar gravada e esse conteúdo alcança mais pessoas. Logo, maior audiência, maior venda.
Como o pequeno e-commerce pode trabalhar com Live Commerce
Sem dúvida que o Live Commerce é uma vitrine muito interessante para quem está assistindo, e constantemente são conduzidas por influencers que oferecem descontos especiais aos seus seguidores.
No entanto, para os pequenos e médios varejistas esse formato de vendas pode ser mais complicado de aderir, por 2 motivos que andam juntos:
- tecnologia necessária;
- investimento.
Pensemos que você é um lojista e vai fazer um Live Commerce da nova coleção da sua marca. É preciso ter tecnologia para aceitar pedidos na hora da live, responder perguntas e todas as nuances envolvidas. É necessário ter equipamentos profissionais de sonorização e iluminação, roteiro, bom aparelho celular e conexão com internet… E claro, são necessários recursos humanos também.
E tudo isso, só é possível com investimento adequado. Mas como tudo que se refere a tecnologia tem acelerado mais do que o previsto, é bem provável que haja tecnologia para Live Commerce acessível para todos os tamanhos de varejo, em pouco tempo.
Contudo, devemos ainda nos lembrar que o conceito desse tipo de vendas é a interação ao vivo com o público. É importante a marca se posicionar estrategicamente e tornar o evento interessante, fugindo do estilo “tele vendas”.
Então como fazer Live Commerce?
Sim, é verdade que para os pequenos negócios não é a coisa mais simples do mundo entrar na era de live commerce, até porque, verdade seja dita, grande parte dos e-commerces em fase inicial precisam ter foco para realizar o básico, como cadastrar os produtos com qualidade.
Entretanto, com criatividade e algum trabalho manual é possível fazer experimentos e verificar a viabilidade para seu negócio.
- Use recursos de lives do Instagram, por exemplo, para conversar com os clientes, esclarecer dúvidas, mostrar como usar os produtos, etc;
- Será necessário atrair público para essas lives, portanto trabalhe conteúdo de forma orgânica e crie campanhas de anúncios pagos;
- Tenha apoio para responder a comentários durante a live e para finalizar as compras dos clientes. Se não houver link direto para o produto durante a live, escreva nos comentários e deixe destacado, além de responder prontamente com o link para quem envia mensagem.
- Você pode oferecer benefícios exclusivos para quem está assistindo a live.
- O Youtube está testando recursos para Live Commerce, o que facilitará muito a vida dos pequenos varejistas online.
Lembre sempre: tenha produtos que vendem, atraia o público certo para o seu produto, e tenha tecnologia que permita ao cliente comprar de forma rápida e segura.