Uma ferramenta que pode te auxiliar a compreender melhor o cliente e vender mais, é o uso de mapa de calor na loja virtual.
Você sabe o que são ferramentas de mapa de calor? São basicamente ferramentas que mostram os locais mais clicados em seu site, entre outras coisas.
As ferramentas de Heat Map são grandes aliadas das lojas virtuais, e claro, de todos os tipos de negócios online, pois trazem insights bem importantes que podem fazer a diferença nas vendas.
Um exemplo: você pode perceber quais são os locais que tem mais cliques em página, e já vimos casos de serem locais onde não há botão. Isso significa por exemplo que os visitantes acreditam que ali deveria haver um CTA e não há… nesse caso, algo deve ser mudado no website. 💡
Também é possível ver os scrolls (rolagem) que os visitantes fizeram em sua loja. Ou seja, é facilmente possível verificar até onde as pessoas rolam a página e saber até que local da página elas se interessam pelo seu conteúdo. Legal né?!
E essas ferramentas normalmente também gravam as sessões que os utilizadores fizeram em seu e-commerce. Ver as gravações também pode gerar ideias para melhorar os resultados.
Ferramentas de mapas de calor
Há muitas opções de ferramentas no mercado, de vários preços. Uma das que gostamos muito é a Hotjar. Essa ferramenta possui um período de experimentação gratuito, e há mesmo uma versão free(com limitações, é claro). É uma ferramenta fácil de instalar e de compreender, por isso sugerimos o uso.
Recentemente a Microsoft lançou a ferramenta Clarity, que já instalamos em nosso site para ver como se comporta. Em poucos dias percebemos que ela tem um dashboard com informações valiosas, como cliques mortos, dispositivos mais utilizados para acesso ao site, número de sessões, páginas visitadas por sessão, entre outros.
Também de fácil instalação, a Clarity fornece dados de analytics, assim como o Google Analytics, e também mapas de calor de cliques e scroll, e ainda gravações da interação dos utilizadores. Até o momento, a ferramenta recém lançada é gratuita.
Como usar mapa de calor na loja virtual
Muito falamos sobre a importância de ter dados e de analisá-los para uma tomada de decisão mais acertada. Como sabe-se, aquilo que não é medido não pode ser melhorado. Veja na imagem um exemplo retirado do Hotjar:

Os locais com mais cliques nesse site são os que tem as cores mais quentes: vermelho e amarelo (a ferramenta mostra os detalhes de legenda). Sabemos que aqui na homepage da Ebraun o local mais clicado é a aba “Planos”, seguido de “Saiba mais” no bloco de Recursos e Funcionalidades.
Nesse caso sabemos que pode ser uma boa ideia criar anúncios justamente para a página de planos da empresa, levando diretamente as pessoas até lá. Veja agora um mapa de calor de scroll:

Isso nos mostra que 96% dos visitantes veem apenas o início do site, e nem chegam a fazer nenhum scroll. Ou seja, podemos concluir que a proposta de valor precisa estar totalmente descrita no primeiro local do site! Isso é verdade para todos os websites, lojas virtuais ou não: o visitante precisa compreender do que se trata o seu negócio assim que ele chegar até o seu site.
Há estudos de neuromarketing que mostram que o visitante decide já em 3 segundos se o site em que está é o que ele busca. Ou seja, temos em média 3 segundos para mostrar nossa proposta de valor. 😅
A Hotjar possui ainda a função de criar pesquisas para o seu cliente responder no site, inclusive na versão free. É ou não uma ótima oportunidade utilizar mapa de calor na loja virtual?!
Passo a passo para usar heat maps
Não há mistérios para usar essas ferramentas. Tanto a Hotjar ou a Clarity tem o seguinte passo a passo:
- fazer o cadastro na ferramenta;
- instalar o código no header do site;
- configurar as páginas das quais quer ver os relatórios (no Hotjar versão free).
- Esperar a ferramenta começar a coletar os dados, analisar os relatórios e tomar as decisões certeiras.
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