O Marketing de Conteúdo ainda é uma ferramenta que gera conversão, e está sendo muitas vezes deixada de lado pelas marcas. Estivemos presentes na TEDx 2019 em Porto-Portugal, e vamos contar para vocês o que aprendemos sobre conteúdo digital de confiança.
Marketing de Conteúdo: give>receive
Estivemos presentes no workshop sobre estratégias de sucesso para o marketing de conteúdo, na TEDx 2019 Porto, que foi ministrado pela Ana Maria Lima.
Ana é formadora de Marketing Digital e tem em seu currículo vários projetos, como os sites Euro Dicas e Euro Dicas Turismo, E-konomista e Alerta Trendy. Projetos esses que figuram sempre entre as primeiras páginas do Google na busca orgânica.
Segundo ela, o marketing de conteúdo tem como base a premissa DAR para RECEBER. Tão simples quanto isso, é necessário dar para o público conteúdo interessante, envolvente e que ajude o público na resolução de problemas e cura de suas dores.
Do que seu público alvo gosta? Do que ele precisa? Quais informações são relevantes? O que faz ele sorrir? O que ele quer? O que causa impacto na vida dele? São perguntas como essas que fazem a diferença ao criar o marketing de conteúdo do seu negócio.
Se você quer ter um público alvo envolvido com sua marca, você precisa dar para receber em troca.
Aparecer na primeira página do Google
Esse é o sonho de todo empresário online: aparecer na primeira página do Google, e com tráfico orgânico. Sim, isso é possível, segundo Ana Lima, mas é necessário muito trabalho bem feito e tempo.
Além de ser conteúdo impactante, ainda deve-se trabalhar muito bem o SEO com as palavras chaves corretas, atualizar o conteúdo regularmente, fazer bons links e esperar. Ou seja, não é do dia para a noite e nem tampouco sem árduo trabalho.
Segundo ela, o tráfego orgânico converte 300% mais do que os anúncios em redes sociais.
Por que?
Porque quando o cliente digita sua busca no Google, quer dizer que ele já está com intenção de pesquisar/comprar aquele assunto/item. O público que vai para o site é muito mais qualificado.
Quando o cliente vem de redes sociais, ele clica em um anúncio que viu enquanto estava navegando em seu feed de notícias, o interesse dele não é tão genuíno se comparado com a busca orgânica.
E mais uma dica sobre marketing de conteúdo: O e-mail marketing ainda funciona muito bem! Mas claro, com conteúdo impactante, dando algo ao cliente e com público bem definido.
Qual a proporção correta de posts falando da minha marca?
Há uma fórmula bastante usada: 4-2-1. Vamos esmiuçar:
4 posts de conteúdo para gerar audiência para o seu site, sem pensar diretamente em sua marca. Por exemplo, se você tem uma clínica veterinária, faça quatro publicações sobre vida animal, curiosidades, lugares para levar o pet para passear, etc. É claro, em cada publicação faça um link para sua marca.
2 publicações especiais para sua audiência. Ainda no exemplo da clínica veterinária, faça posts que resolvam os problemas do seu público, por exemplo: Meu cão comeu um osso de galinha, o que devo fazer?
No final desses posts faça menção ao seu negócio, por exemplo: … mas se mesmo assim seu cão apresentar sintomas como tal e tal, a Clínica Veterinária está aberta 24h para atendê-lo. E faça link novamente para sua marca.
E finalmente, 1 post falando sobre a sua marca, seu negócio, seu produto. Continuando o exemplo, podes fazer uma publicação contando sobre um prêmio que a Clínica ganhou, ou sobre como é o atendimento, etc etc.
Nos 4 posts primeiros, faça link para o post falando de sua marca. A mesma coisa com os outros 2 posts.
Assim, quem chegar no post que fala especificamente sobre o seu negócio já é um “lead quente“, ou seja, ele realmente se interessa.
Quantos links posso ter em um post?
Se for relevante para o utilizador, até um link a cada dois parágrafos é bem visto. Pense sempre no público!
E aí?
Já começou a trabalhar marketing de conteúdo para sua empresa? É uma ótima oportunidade para gerar um tráfego engajado e alimentar sua lista de e-mail marketing. Precisa de ajuda? Nós temos uma equipe prontinha pra te ajudar, é só clicar aqui.
E um ótimo aumento de tráfego orgânico pra sua empresa! 😉