Como escolher o nome para loja virtual que seja perfeito? Ou melhor, será que existe o nome perfeito? 🤔
Certamente há muito conteúdo falando sobre o assunto, e mesmo livros ensinando sobre o processo de naming (esse é o nome dado ao processo de nomear). Há também empresas especializadas na criação de nomes para marcas, que são indicadas se o financeiro do seu negócio permitir.
Entretanto, como a maioria dos empreendedores que está iniciando não tem grana sobrando, saiba que é possível fazer o processo por você mesmo.
Criamos aqui um guia para escolher o nome para loja virtual. Vamos a isso?
Por onde começar?
Para começar o processo de criação do nome para sua marca ou loja, é importante que você responda a algumas perguntas sobre a empresa que você vai abrir.
1- Qual a missão da minha empresa?
Por que você está criando essa loja online? Qual a razão de ela existir?
Ao definir a missão fica mais fácil perceber nomes que façam sentido para o negócio.
2- O que eu vou vender?
Saber qual o produto/serviço que a sua empresa vai vender é essencial para criação do nome da loja virtual. Já falamos aqui sobre produtos pra vender online, dá uma conferida.
Isso não significa que o nome do seu e-commerce precisa ser ou mesmo conter o nome do produto que você vende, mas sim que algumas ideias podem surgir a partir daí.
3- Para quem eu vou vender?
Definir quem será seu público-alvo terá enorme importância ao escolher o nome. Por quê?
Porque define a linguagem a ser utilizada pela sua marca, ou seja, se as pessoas vão compreender e lembrar do nome da sua loja. Escolher nomes mais sérios ou descolados? Abreviações ou sobrenomes? Em língua estrangeira?
Por exemplo quando você contrata um advogado, é comum para os escritórios serem nomeados com os sobrenomes dos sócios, e representam seriedade.
Uma agência de marketing: nomes descolados que remetem à criatividade.
Lojas infantis: nomes de animais, cores e brincadeiras que lembram alegria, diversão.
O que levar em consideração na hora de escolher o nome para loja virtual
Após responder as perguntas acima, vamos continuar com o passo-a-passo do processo de naming, ou nomear.
Existem diversos tipos de nomes que podem ser pensados para sua loja:
- nomes descritivos, como o “Banco do Brasil” por exemplo, que não deixam dúvidas sobre o que é o negócio;
- siglas como “IBM”;
- nomes inventados, ou com junções de palavras como a “Kodak” ou “Lego”;
- nomes próprios (quem não conhece “Walt Disney”?);
- nomes sugestivos como “Netshoes” que já dá uma pista sobre quais tipos de produtos são vendidos;
- nomes com aumentativo ou diminutivo que apelam ao carinho;
- etc.
Com tudo isso em mente, vamos ao número 4:
4- Brainstorm
É hora de pegar papel e caneta, e ter muita liberdade. Fazer um brainstorm significa falar em todas as ideias que vem à mente, sem críticas e julgamentos. Pode ser sozinho, com seu(s) sócio(s), família, amigo de confiança…
Anote todas as ideias que surgirem, sem julgamentos e sem descartar nenhuma delas por enquanto.
5- Filtrar
Pode ser que tenham surgido ideias para abrir 100 lojas virtuais no seu brainstorm. Ótimo! 😊
Mas agora é hora de filtrar.
Primeiro separe aquelas das quais você mais gostou, e analise: elas estão de acordo com os passos 1, 2 e 3? Fazem sentido para a missão, os produtos e o público para o qual você vai vender?
Atenção a esses pontos
Filtro feito, vamos agora prestar atenção em mais alguns pontos muito importantes na hora da escolha do nome para loja virtual.
- Nome parecido com o de outra marca ou loja.
Se na hora de escrever ou de falar o nome, ele lembrar outra marca, atenção! Ficará difícil para os clientes lembrarem do nome da sua empresa que está começando agora, eles lembrarão da outra marca.
- A digitação é difícil
Se o nome é complicado de digitar, abre muitos precedentes para os clientes não te acharem. Um nome com “i” e “y” pode ser um problema, como lembrar qual vem antes se o som é o mesmo em português? Ou nomes longos… é preciso ter cuidado com nomes longos.
- Limita a ampliação
Se o nome escolhido limitar à um tipo de produto ou serviço, ou a um público ou mesmo a um local geográfico, e depois você decidir expandir, o nome poderá não fazer mais sentido.
- Palavras Estrangeiras
Entenda se faz sentido para o seu público-alvo. Se ele compreende a palavra, se sabe escrevê-la, se soa bem aos ouvidos. Caso a resposta for não, repense esse nome.
- Palavras com duplo sentido
Vale a pena pesquisar sobre o significado da palavra. Pode ser que tenha criado uma sigla ou mesmo uma junção de dois nomes que pareça muito legal. Será que a palavra tem algum significado diferente? (Pesquise em diferentes idiomas.)
Ou então é um nome com mais palavras, e na hora de digitar “tudojunto” vai se tornar outra palavra? É bom ficar atento!
Ufa, tendo analisado tudo isso, vamos em frente!
6- Verificar disponibilidade do nome para loja virtual
Com aquelas ideias mais sensacionais, vá ao registro.br por exemplo, e verifique se esses nomes para lojas virtuais estão disponíveis.
Para aqueles que não estão, é hora de dizer tchau e focar naqueles que estão disponíveis para escolher o candidato perfeito.
7- Pedir opinião
A essa altura do campeonato, já devem ter sobrado de 3 a 5 ideias de nome para loja virtual.
Agora é o momento de contactar pessoas da sua rede que possam fazer parte do seu público alvo. Pessoas que são potenciais clientes do seu negócio.
Explique a elas a missão de sua empresa, e os produtos/serviços que vai ofertar. E peça a elas um feedback.
É importante ouvir dessas pessoas: o que elas pensam do nome? O que sentem? Ao que elas associam? Qual a percepção?
Não tenha medo de perguntar, e tenha sabedoria para ouvir as respostas que vierem.
8- Registrar
Tudo isso feito, é hora de “bater o martelo” no nome escolhido e registrar o domínio de sua loja virtual, em um portal como o registro.br.
9- Crie sua loja virtual
E para finalizar, conte conosco para abrir sua loja virtual de sucesso fazendo download gratuito do nosso ebook “Como vender na loja virtual.”