Em tempos de lojas online surgindo diariamente e oportunidades de experimentar coisas novas a baixo ou nenhum custo, ainda existe o cliente fiel a uma marca ou empresa?
De acordo com o mais recente levantamento feito pela Nielsen Brasil, menos de 5% dos brasileiros afirmaram serem leais a marcas, produtos e lojas onde compram.
O cliente fiel
No tempo de nossos avós e pais, era muito comum as pessoas serem fiéis a marcas ou lugares onde faziam suas compras. No entanto, com o passar dos anos e a evolução dos produtos e serviços, o cliente fiel começou a “sumir de cena”.
As novas gerações tem acesso a produtos e serviços que nossos antepassados se quer imaginaram! Com a tecnologia ao alcance de todos, fica cada vez mais fácil conhecer produtos e serviços de todos os tipos, ter experiências novas, e muitas vezes gratuitamente.
(Aproveite para ler nosso material sobre o produto perfeito para vender online!)
Mas essa é uma boa ou má notícia?
Somos defensores de que é uma boa notícia, caso contrário, empresas e marcas novas no mercado demorariam muito mais tempo para conseguir vender seus produtos.
De acordo com a pesquisa da Nielsen, 95% dos brasileiros não são apegados a marcas. O próprio ambiente de consumo proporciona ao consumidor facilidade em escolhas, incentivando troca e experimentação. Com o desenvolvimento de lojas virtuais, as pessoas tem acesso muito fácil a uma vasta gama de itens, a distância de apenas um clique.
Conquistar o cliente fiel continua sendo o sonho de todas as empresas, mas está cada vez mais difícil. É preciso estudar e conhecer o consumidor, e ofertar a ele de forma assertiva. Falar a mesma linguagem, ter contato direto com o público, lançar promoções e trabalhar programas de fidelidade podem auxiliar o empresário nessa jornada.