Certamente você tem ouvido falar sobre a importância das redes sociais para as marcas, certo? Através do engajamento nas redes sociais é possível para as marcas melhorarem sua imagem, conquistarem seguidores e manter contato com os clientes.
Em 2020, um ano repleto de desafios, mudanças e até crescimento para muitas marcas, fica cada vez mais evidente que o trabalho de conquistar os clientes é também (e principalmente) online.
As pessoas estão atentas ao que suas marcas prediletas estão fazendo! E aqui não falamos apenas de promoções e lançamentos, mas sim de atitudes que tem sido tomadas para melhorar o mundo, em geral.
Comunicar é uma arte, e querer comunicar fazendo de conta que o mundo continua o mesmo é um erro que muitas empresas cometeram. Os clientes querem sentir principalmente que as marcas são feitas de pessoas também! 💡
Mas e será que um alto engajamento nas redes sociais pode significar mais vendas? O número de curtidas e compartilhamentos reflete o lucro da empresa?
Vamos falar um pouco a respeito.
O que é o engajamento nas redes sociais?
O engajamento vai muito além das curtidas nas redes sociais. Tem a ver com o envolvimento das pessoas, com o quanto elas interagem com a marca, através de comentários e compartilhamentos de conteúdo, além também de “salvar” os posts no Instagram, e indicar para outras pessoas.
Marcas que tem um bom engajamento nas redes sociais são muito mais lembradas por seus clientes e conseguem usufruir de uma propaganda “boca a boca”. Ou, nesse caso, via “marcar amigos” na publicação e nos comentários. 😊
E claro que esse engajamento vai acontecer quando a empresa responder aos comentários, responder às mensagens privadas e comunicar com a linguagem que o público fala.
Por que ele é importante?
“Quem não é visto não é lembrado”, há quem diga. E é verdade!
Em tempos de alta conectividade e pesquisas online, é de extrema importância que as empresas esforcem-se por estar presentes nas redes sociais e dar atenção aos seus seguidores.
Falar a linguagem do público-alvo da marca e posicionar-se através das redes sociais é uma dádiva gratuita. Saber aproveitar bem essa oportunidade pode fazer a total diferença para conquistar o público alvo e transformá-lo em cliente.
Para citar marcas que fazem muito bem o seu posicionamento e engajamento nas redes sociais, como não lembrar de algumas pérolas da Netflix?


E esse é só um dos exemplos de empresas que alcançam grande sucesso entre seus admiradores. Entretanto, uma vez tendo errado a comunicação, a internet não perdoa.
Aumentar as vendas através do engajamento nas redes sociais
Já vimos que é de absoluta importância marcar presença nas redes e que o engajamento pode transformar seguidores em clientes. (Aproveite para ler um artigo sobre a fidelidade do cliente nos dias atuais).
Por outro lado, ao verificar mais cautelosamente percebemos que nem todos os seguidores das marcas nas redes sociais são necessariamente clientes. São por exemplo pessoas que já pensaram em adquirir um produto, que se identificam com a marca, que concordam com a causa, que gostam da maneira de comunicar ou das postagens divertidas que a empresa faz.
Por exemplo: posso seguir uma marca de bolsas importadas para estar de olho nas tendências, mas não compro nada. Posso acompanhar e interagir com as postagens de uma Pet Shop porque alegram meu dia, mas não tenho nenhum animal de estimação. Pense: quantas marcas você segue, e de quais delas você realmente é um cliente?
Logo, as redes sociais são o glamour, digamos assim, da empresa. O número de seguidores não reflete o faturamento.
Mas e então?
As redes sociais são ferramentas poderosas e gratuitas (não estamos falando de anúncios pagos, ok?!) para divulgar a marca.
Interagir com o público-alvo conquistando-o, entregar conteúdo relevante e encantar as pessoas tirando dúvidas e chamando-as a conhecer a loja virtual são itens que precisam fazer parte da estratégia da empresa nas mídias sociais.
Uma vez que o seguidor conheça a marca e identifique-se com ela, é um prospect dentro do funil de vendas. Quanto mais intimidade no relacionamento, maior a chance desse seguidor que virou prospect virar um cliente no futuro próximo.
Gostou desse conteúdo? Então inscreva-se na nossa newsletter ali embaixo e receba semanalmente conteúdo de valor sobre e-commerce. 👇