O produto perfeito para vender na sua loja virtual nem sempre é aquele do qual você mais gosta, sabia?
Para que um produto seja ideal para vender online, ele precisa reunir certas características. Não basta ser o produto preferido do lojista, ter um preço competitivo ou mesmo ser o campeão de vendas da loja física.
Vamos falar nesse artigo 8 características que tornam um produto perfeito para que tenha vendas online. Vamos começar?
O produto perfeito para vender
Para já, não se desespere caso seu(s) produto(s) não reúna todas as características citadas aqui. Na verdade, é muito difícil que isso aconteça.
É importante observar, como dizemos em vários artigos escritos aqui, que as vendas online são um mundo à parte, e talvez o seu campeão de vendas no mundo físico não seja o melhor candidato no mundo online.
Para te ajudar a entender melhor o mundo de vendas online, temos nosso time de consultoria sempre à postos. Vejamos então o que faz um produto ser perfeito para vender online:
1- Nicho de mercado bem definido
Foque em um nicho de mercado que seja suficientemente grande para ter pesquisas online, mas não tão grande a ponto de ter que competir com gigantes do setor pelos termos chaves nas campanhas online.
Utilize ferramentas como o Google Keywords para buscar as palavras-chave para seu produto, e verifique a quantidade de buscas.
2- Não ser um produto sazonal
É sabido que moda e acessórios é uma categoria com grandes volumes de vendas, mas também com imensas perdas, já que a cada estação coleções novas tem de ser vendidas.
Opte por produtos que sejam vendidos em qualquer época.
3- Não ser perecível
Os produtos perecíveis, como alimentos por exemplo, são fáceis de vender e tem reposição rápida, mas são difíceis de armazenar e transportar, e corre-se o risco de perder estoque.
Normalmente produtos perecíveis tem pouco valor agregado (normalmente!), e acabam sendo vantajosos somente nas vendas em grandes quantidades.
4- Pequeno e leve
Sim, no Brasil os transportes são uma enorme dor de cabeça ao lojista online.
Não será a “salvação da lavoura” por si só, mas optar por produtos que sejam pequenos e leves torna o transporte muito mais barato e até mesmo mais fácil.
5- Produto que tenha valor percebido pelo cliente
Não basta só ter qualidade, seu produto precisa ter valor atribuído, que faça com que o cliente pague o preço estipulado para ele.
Como fazer isso?
Bom, ele precisa ter uma excelente qualidade, e isso precisa ser mostrado em fotos e vídeos. precisa ter uma descrição extremamente bem feita, e claro, reviews positivos dos clientes que comprarem ajuda muito.
O valor que o cliente percebe vai além do item em si, mas leva em conta a comunicação da marca, seu engajamento e atendimento com os clientes, sua proposta de valor. É isso tudo que faz o cliente decidir por comprar ou não.
6- Produto exclusivo
O produto é exclusivo da sua marca?
Vender multimarcas parece ser o caminho mais rápido e fácil, mas pense um pouco a respeito. Quando você tem o mesmo produto do que milhares de lojistas, como fará para se destacar? Muitos lojistas acabam na briga por preço, e isso pode tornar negócios em empresas falidas.
Trace um objetivo claro desde o início, mesmo que comece vendendo produtos de outras marcas, tenha como estratégia ter a sua.
Nem sempre é preciso desenvolver um produto do zero para fazer a diferença no mercado, na maioria das vezes é um produto existente que você pode modificar e colocar a sua marca. Pense a respeito!
7- Markup mínimo de 2 a 2,5%
O cálculo do markup serve para verificar se o preço de venda do seu produto cobre todas as despesas fixas e variáveis e tem lucro com a operação.
Ou seja, se você tem um produto que vende muito, mas o markup dele é menor do que 2%, cabe verificar se é vantajoso para sua empresa apostar nesse produto como preferido para as vendas online.
Veja também a possibilidade de aumentar o preço desse produto.
Afinal, de nada vale vender muito e não gerar lucro no final do mês…
8- Produto de vendas repetidas
O custo para adquirir um cliente online é muito maior do que para o manter, isso você já deve ter ouvido.
Esse custo se justifica se o seu cliente voltar a comprar de você. Não é fácil fidelizar um cliente, mas se tiver um produto de venda recorrente é mais fácil de acontecer.
Produtos específicos como medicamentos, tintura de cabelo, lentes de contato e tantos outros que são de reposição são bons exemplos.
Resumindo os fatos
Não é fácil escolher o produto perfeito para vender online, mas fazer essa análise compensa e muito.
Para vender é necessário investir em SEO e marketing pago, é tempo e dinheiro. Só investir sem antes analisar seus produtos dificilmente trará o resultado sonhado.
Boas vendas, e já sabe: contacte nosso time de consultoria para ajudá-lo a vender mais online!