Como abrir loja virtual? Por onde começar? Essa é a dúvida da maioria dos empreendedores que se aventuram no mundo das vendas online.
Aliás, já podemos dizer desde agora que abrir uma loja virtual é a parte fácil, a difícil mesmo é vender! 😊 Isso é porque existem inúmeras plataformas no mercado com preços baixos e layouts prontos para iniciar a loja online. Portanto, colocar uma loja no ar é razoavelmente simples, é preciso saber como atrair clientes para os seus produtos e como fazer com que eles comprem. É precisamente sobre isso que falaremos a seguir.
O crescimento do e-commerce
O faturamento das lojas virtuais tem crescido anualmente, assim como a abertura de novos negócios online. No Brasil o e-commerce cresceu 23% em 2020 comparado com 2019, conforme relatório Digital Reports 2021.
Com o evento da pandemia COVID-19, as empresas tiveram que correr para digitalizar-se, ou ficariam para trás. Muitas resolveram abrir uma loja virtual.
Esses fatores, juntamente com alguns benefícios como:
- não precisar de um amplo espaço físico para iniciar;
- poder começar com poucos ou nenhum funcionário;
- ter uma loja aberta 24 horas por dia;
- sem limitação geográfica,
fazem com que mais empreendedores busquem esse tipo de comércio.
Muito planejamento e trabalho são necessários, assim como em qualquer outro empreendimento. Mas os resultados podem ser bem compensadores.
Como abrir uma loja virtual: 3 pontos principais
1.Produto
Antes de começar a comprar coisas para vender ou mesmo criar uma plataforma de e-commerce, é necessário planejar quais são os produtos e/ou serviços que a sua loja online vai oferecer.
Caso você já possua uma loja física, vender os mesmos produtos parece ser um caminho natural a seguir. Mas atenção, não é recomendável que coloque logo todos os teus mil sku’s no site! Faça uma listagem com os mais vendidos, que possuem mais estoque e que cumprem alguns requisitos.
Para ajudar a planejar qual produto vender online, leia esse post que é recheado de dicas sobre o produto perfeito para vendas em e-commerce.
- Pesquise muito a respeito dos fornecedores e da logística, considere ter fabricação própria ou importação.
- Pense sobre a reposição dos itens, sobre o custo de envio para o cliente.
- Considere se é um produto exclusivo ou se vai competir com grandes players do mercado.
- Prefira vender produtos que sejam de compra recorrente do que outros.
Mais considerações sobre Produto
É necessário planejar a apresentação do produto/serviço. Pense:
- nas fotos e vídeos dos itens;
- na descrição detalhada de cada produto;
- nas principais dúvidas que os clientes tem e já deixe Perguntas e Respostas preparadas.
Para ajudar sobre as imagens do produto, leia esse material.
2.Nicho de mercado
O planejamento do público-alvo é também de máxima importância. Quem é a persona do seu negócio?
Alerta de spoiler: ter em mente que o seu produto vai vender para todas as pessoas do país é a receita para o fracasso.
Muitos empreendedores apaixonam-se pela sua ideia de negócio ou por seu produto e tem certeza de que todos os humanos vão querer comprar, e a realidade mostra-se bem menos favorável.
Além do mais, é necessário ter um nicho de mercado bem definido para que possa fugir de competir com lojas gigantes pelos termos chaves nas campanhas de mídias pagas ou mesmo SEO.
Uma boa dica é utilizar o Google Trends e o Planejador de palavras chave do Google para verificar os termos que os possíveis clientes estão buscando na internet, além de Mercado Livre tendências.
3.Plataforma
E ainda precisamos falar sobre a plataforma de e-commerce para abrir sua loja virtual.
Fizemos aqui um conteúdo super completo sobre plataformas, para que você não se engane na hora de contratar algum serviço.
A Plataforma Ebraun é uma plataforma completa para sua loja. Todas as funcionalidades para o seu negócio estão disponíveis, bem como hospedagem em servidor dedicado. Isso significa que sua loja online não fica limitada por número de visitantes ou de pedidos, e nem ficará instável por conta de tráfego.
Além disso, sua loja é acompanhada pelo time de especialistas da consultoria em e-commerce da Ebraun, auxiliando sua loja virtual a crescer sustentavelmente. Com a Ebraun, sua loja também dispõe de e-mail profissional!
Como você irá alcançar seus clientes?
Como visto, o que é preciso para abrir uma loja virtual é planejamento detalhado do produto, nicho de mercado e a plataforma a ser utilizada. Depois de tudo isso feito, também é necessário pensar sobre como os seus clientes serão alcançados.
Sim, é preciso saber de antemão que a loja virtual não vende sozinha. Ela precisa ser anunciada e ter estratégia de marketing bem definida.
Seu produto é um item de compra por impulso ou por necessidade? O público-alvo busca por isso no Google ou clicará em campanhas nas redes sociais? O que será feito inicialmente para que os seus clientes conheçam a sua marca?
Tem tudo para dar certo!
Os números das pesquisas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico mostram um crescimento exponencial nas vendas do e-commerce brasileiro a cada ano. Há muito espaço para trabalhar e ter um negócio lucrativo. Boas vendas!