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O que são Métricas de Vaidade e quais são as métricas que realmente importam no e-commerce

Daniela
mar 10, 2021 Marketing Digital, Vender Online 0 Comentários
métricas de vaidade

Você já ouviu a expressão “likes não pagam contas”? Métricas de vaidade são aquelas que não dizem nada sobre a saúde do seu negócio, e não permitem tomar nenhuma ação ou decisão baseada nelas. Os likes são um exemplo.

Não queremos assim dizer que não são importantes as métricas de engajamento nas redes sociais, muito pelo contrário. São métricas importantes para a expansão da marca e para ações de comunicação nas redes, mas quanto à performance do e-commerce, são pura vaidade. Como garantir que os seguidores da marca no Instagram são clientes na loja virtual?

O que são métricas de vaidade?

São métricas que demonstram volume, mas que não permitem tomar decisões baseadas nelas. Você saberá logo se a métrica que você está vendo é de vaidade ou não, caso se pergunte “o que devo fazer agora que tenho essa informação?”. Se a resposta for “não sei”, é bem provável que é uma “vaidosa”.

As métricas de vaidade nos dão informações que podem nos fazer sentir bem, mas que não refletem no nosso faturamento ou lucro.

Para além das redes sociais, temos exemplos mesmo dentro do Google Analytics. Por exemplo, o número de visitantes na sua loja virtual pode ser uma métrica de vaidade, se ela for vista isoladamente. Um dado como esse precisa ser utilizado para comparar crescimento nas vendas, adições ao carrinho, taxas de conversão, etc.

métricas de vaidade

Métricas importantes no e-commerce

Quais são as KPI’s (Key Performance Indicator: indicadores de performance) que realmente importam no e-commerce? Existem as métricas mais básicas e importantes que todo e-commerce precisa medir. Vamos já falar delas, mas é válido dizer que não são as únicas, pois depende também de cada empresa e do momento vivido, ou seja, do foco estratégico que ela possui naquele momento.

  • Por exemplo, uma loja virtual em início de operação vai ter um foco maior em atrair visitantes, para poder calcular taxas de conversão, carrinho abandonado, entre outros. Então as métricas verificarão número de visitantes, tempo que ficam no site (pois é uma das formas de saber a qualidade dos visitantes), e ainda as métricas das campanhas de marketing pago:
    • CTR- quantos cliques por impressão do anúncio;
    • CPC- custo por clique;
    • ROAS- retorno sobre o investimento do anúncio (um ROAS de 6 significa que a cada 1 real investido, foram 6 reais em vendas), entre outros.
  • Já uma loja online em operação há mais tempo olhará as mesmas métricas, é claro, mas não estará com o foco tão voltado para a atração dos visitantes, e sim para a conversão. Assim sendo, verificará quantos visitantes iniciam um carrinho de compras, quantos finalizam a compra, qual a taxa de conversão, entre outros.

Métricas importantes para todos os e-commerces

Já citamos acima algumas métricas que são essenciais quando falamos em campanhas de marketing pago. (Sim, é necessário investir em marketing para fazer sua loja virtual vender, leia aqui.)

Vamos agora falar de métricas da própria loja virtual, KPI’s essas que o próprio Google Analytics pode nos dar, além de outras ferramentas que podemos desenvolver internamente ou adquirir no mercado. Essas não são métricas de vaidade, pelo contrário, são fundamentais para tomada de decisão e melhoria contínua do e-commerce. São:

  • Quantos usuários adicionam ao carrinho? Esse percentual mostra-nos a qualidade do tráfego que estamos trazendo e nos dá indicadores do que podemos fazer para melhorar. Conforme os autores do livro “Ultimate Guide to E-commerce Growth“, essa taxa deveria ser de 11%.
  • Desses que iniciam um carrinho de compras, quantos prosseguem para checkout? Aqui identificamos gargalos para o processo de checkout.
  • E desses, quantos finalizam a compra? Perceber se tudo está fluindo corretamente até a confirmação do pedido.
  • Taxa de conversão (número de pedidos/número de visitantes). A média no Brasil ronda em 1,6%.
  • Ticket médio (valor das vendas/número de pedidos).
  • Outras métricas importantes como: número de leads, faturamento e lucro.

Todas as métricas são importantes

Como quisemos deixar claro no texto, todas as métricas são importantes em algum momento e estratégia da loja virtual. Eu como lojista não posso por exemplo basear-me em estratégias de likes na fanpage do Facebook para melhorar minha taxa de conversão. É cada macaco no seu galho! 🐵

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Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, é apaixonada pelo mundo dos negócios digitais. Sempre estudando o consumidor e compreendendo como vender mais no e-commerce. Empreendedora, como não poderia deixar de ser! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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