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Onde está o seu cliente? Estratégias para encontrá-lo no online

Daniela
jun 16, 2021 Vender Online 0 Comentários
onde está o seu cliente

Você sabe onde está o seu cliente? Quem ele é, onde vive, do que se alimenta e como se reproduz? 😂

Brincadeiras à parte, nem sempre nosso cliente está onde pensamos que ele está. É preciso traçar estratégias para encontrá-lo no mundo online.

Onde está a sua empresa?

Essa pergunta se refere especialmente ao mundo online: onde sua empresa aparece? Onde ela está anunciando? Onde o cliente vai encontrá-la?

Sabe, às vezes não temos a humildade de aceitar que o universo online é diferente do universo offline. Até compreendemos o que os experts falam, mas não aceitamos. Mesmo que você já tenha uma loja ou algumas lojas no mundo físico, mesmo que tenha o maior marketshare* da sua cidade, quando for para o mundo online, é iniciar do zero.

Sua empresa precisa estar onde os seus clientes estão, e isso é verdade no offline e no online. No mundo físico as pessoas podem até tropeçar sem querer na sua loja, mas na internet isso não vai acontecer.

Então, saber onde está o seu cliente é essencial para que sua empresa esteja lá também. Imagine no mundo físico: faz sentido ter uma loja de R$ 1,99 em um shopping num bairro de classe alta em São Paulo? Não, não faz.

Nós já falamos aqui sobre o seu público-alvo, e isso é essencial para o que vamos falar agora.

Para as lojas virtuais venderem para os clientes, é preciso que elas apareçam onde os clientes estão.

Quem é o seu cliente? Onde ele está?

Você precisa saber quem é o seu cliente, e onde ele está. Para determinar quem são seus possíveis clientes, caso você esteja agora a iniciar as atividades, crie personas para seu negócio. Aqui nesse material falamos sobre anúncios para produtos que são de compra por impulso e para os que são de compra por necessidade. É leitura obrigatória para ter uma visão completa do que estamos falando.

Então vamos falar sobre tipos de negócios:

onde está o seu cliente

Negócio físico, com site institucional

Há inúmeras empresas que ainda não vendem pela internet, ou então que vendem através de tele-entregas apenas no seu bairro ou na sua cidade. Isso não significa que elas não anunciam online. Aliás, empresas que querem vender mais, precisam criar campanhas online!

Mas se a empresa só entrega para a região ou atende em local físico, ela precisa anunciar apenas para aquela região que é capaz de atender. E também, para o público-alvo que se encontra naquela região.

Por exemplo, um salão de beleza especializado em cabelos loiros, vai anunciar para esse público-alvo, dessa região, e não simplesmente para todas as mulheres. (De novo, leia nossos posts anteriores para compreender melhor!)

E ainda, é fundamental utilizar da ferramenta Google My Business, que dá visibilidade para a empresa. Essa ferramenta mostra ao usuário o endereço da sua empresa, telefone, site, fotos, e avaliações que os clientes já tiverem feito. Pensado para negócios físicos, essa ferramenta vai mostrar sua empresa ao cliente sempre que ele estiver próximo do estabelecimento e pesquisar pelo produto/serviço que você fornece.

Faz toda a diferença para apresentar credibilidade aos clientes.


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Loja virtual de itens de necessidade

Aqui estamos falando das empresas que vendem todo o tipo de produtos que não são de compra por impulso. Então vamos dizer que sua empresa vende cozinhas e que ela pode entregar para o Brasil inteiro.

Agora vamos as perguntas: quem está em busca de comprar uma cozinha, procura primeiramente aonde? Em quase 100% dos casos a pessoa vai ao Google e busca pela cozinha. Então onde sua empresa precisa estar aparecendo? NO GOOGLE!

É claro que você pode e deve estar também presente nas redes sociais, mas se onde está o seu cliente é buscando no Google, você precisa estar anunciando nessa ferramenta. Pode testar em outra também, como o Bing Ads. E claro, o uso do remarketing é essencial tanto no Google quanto nas redes sociais, pois poucas são as pessoas que compram o produto na primeira visita ao seu site.

E mais uma vez, anunciando para o público-alvo certo para o seu negócio. Não basta anunciar de qualquer jeito, anúncios sem estratégia e definições mal feitas são uma fonte para queimar dinheiro.

Loja virtual de produtos de compra por impulso

O que são produtos de compra por impulso? 👧São itens fortemente ligados ao mundo da moda, acessórios e beleza, que são os de maior crescimento no e-commerce em todos os tempos. Compramos por impulso tudo aquilo que não necessitamos, mas que desperta desejo de compra assim que vemos.

Onde está o seu cliente se você vende esse tipo de produtos? Muito provavelmente ele é assíduo de redes sociais. Pode ser que seja no Instagram ou Facebook. Além de possuir perfil nas redes sociais que o seu cliente está, é necessário interagir e ofertar para alcançá-lo.

onde está o seu cliente

Ok, mas clientes de compra por necessidade também não são assíduos de rede social?

Sim, provavelmente são. A diferença é que se você está no Instagram e vê um anúncio de um sapato incrível, é provável que clique no anúncio e vá até a loja virtual só “para espiar” e talvez acabe comprando. Mas se você está conferindo seu feed e vê um anúncio de cozinhas, você não vai clicar nesse anúncio, porque não é algo que compre assim por impulso.

E claro, estamos falando aqui do primeiro contato com a marca, ou seja, de anúncios para um “público frio”, que ainda não te conhece. Existe o remarketing: aquele marketing que segue o usuário por toda a internet com produtos que ele visualizou e não comprou. O remarketing é muito válido para ambos os tipos de produto, pois o cliente já visitou o site e agora fica recebendo anúncios para voltar àquele site, seja em redes sociais ou qualquer navegação na internet.

Você precisa estar onde o seu cliente está

A mensagem sempre é esta: você precisa descobrir quem é o seu cliente e onde ele está… e para lá você precisa ir e aparecer!

Outras redes sociais como o Linkedin são ótimas para negócios como prestação de serviços, especialmente online.

O seu cliente consome conteúdo relativo ao seu negócio? Produza conteúdo para um blog da sua marca.

Parcerias fortalecem as marcas: pense em empresas com produtos/serviços complementares aos seus para indicações aos clientes.

Esteja presente digitalmente onde o seu cliente está, e venda mais! 😉

Conheça também nosso Curso de E-commerce para quem está começando.

*marketshare: participação de mercado.

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Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, é apaixonada pelo mundo dos negócios digitais. Sempre estudando o consumidor e compreendendo como vender mais no e-commerce. Empreendedora, como não poderia deixar de ser! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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