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Os meios de pagamento para E-commerce e a importância de diversificar

Daniela
nov 10, 2021 Vender Online 0 Comentários
meios de pagamento para E-commerce

Há uma grande diversidade nos meios de pagamento para E-commerce: de mediadores de pagamento, e de formas de cobrança.

E faz sentido haver tantas opções, pois para o consumidor é sempre positivo ter oportunidade de escolha. Como você prefere pagar pelas suas compras online?

Entre as formas de pagamento mais utilizadas estão sem dúvida os cartões de crédito e o boleto bancário. No entanto, o PIX vem revolucionando os meios de pagamento para E-commerce, pois traz mais rapidez no processo de compras (da confirmação de pagamento até o envio) e um possível menor custo para as lojas virtuais.

O que é o PIX do Banco Central

O PIX é uma modalidade de pagamento, criada pelo Banco Central, com o intuito de baratear as transações- especialmente as transferências bancárias que são demoradas quando feitas entre bancos diferentes e bastante caras.

E como ele funciona?

Através do cadastro de chaves nas instituições bancárias na qual possui conta- as chaves são formas de identificar as pessoas físicas e jurídicas, e que podem ser e-mail, número de telefone ou outros- é possível transferir dinheiro 24h por dia, e o dinheiro fica disponível na conta recebedora quase imediatamente.

Para pessoas físicas as transferências através do PIX são gratuitas, já para empresas vai depender da instituição bancária.

Então, exemplificando, é como se uma pessoa “A” informa uma chave PIX para a pessoa “B”. A pessoa “B”, através do PIX, transfere R$ 100 para “A”, e o valor fica disponível imediatamente na conta bancária da pessoa “A”, mesmo que sejam instituições bancárias diferentes. E “B” não paga nada por isso! 😉

Esse meio de pagamento ainda é recente e a adaptação no e-commerce tem sido gradual. Se por um lado o cliente precisa ter o dinheiro na conta imediatamente para efetuar o pagamento, ele também quer receber seu produto mais rápido do que quando paga por boleto bancário por exemplo. Já o lojista paga taxa para receber PIX, e tem que correr mais para uma rápida entrega, pois a confirmação de pagamento é imediata.

Whatsapp Pay

Aprovado como uma forma de pagamento no Brasil, funciona de forma semelhante ao PIX. Os usuários podem enviar e receber dinheiro, mas diretamente na plataforma do Whatsapp.

Ainda não tem caído no gosto dos brasileiros como um meio de pagamento no e-commerce, muito se especula que seja por conta de tantas fraudes ocorridas usando o aplicativo.

O cartão de crédito como meio de pagamento

A praticidade do pagamento via cartão de crédito é inegável, e é o queridinho dos brasileiros. Poder comprar o que quiser e ainda parcelar sem juros é tentador, e é uma solução quando precisamos.

Já do ponto de vista do empresário de e-commerce, as vendas por cartão de crédito são excelentes, pois o pagamento fica confirmado imediatamente e o pedido já pode ser enviado para separação. Além disso, a loja virtual pode receber o dinheiro da venda no dia seguinte, por exemplo, mesmo que o cliente tenha parcelado a compra. (Claro que isso acontece apenas mediante a pagamento de taxas extras.)

Mas atenção! Não é porque o pagamento foi efetuado via cartão de crédito que o recebimento já está seguro. Há muitas ocorrências de fraude no e-commerce e de chargeback. Leia nosso artigo sobre chargeback no e-commerce e veja como prevenir e também como agir em caso de necessidade.

Parcelamento próprio da loja virtual ou intermediadores de pagamento- meios de pagamento para e-commerce

Os parcelamentos próprios pelos e-commerces são normalmente efetuados por grandes redes de varejo. (Sabe quando você vai na Magazine Luiza e sai de lá até com cartão de crédito que eles te forneceram?)

A esmagadora maioria das lojas virtuais utiliza intermediadores de pagamento, que são empresas que recebem os dados do cartão de crédito, fazem a verificação necessária e aprovam ou não a transação. Depois, esse intermediador repassa o dinheiro ao lojista, retendo um percentual da transação.

São intermediadores de pagamento por exemplo o Mercado Pago, a Iugu, a Rede, Cielo, Pagar.me, entre tantos outros.


Veja aqui nosso o Curso Começando um e-commerce do Zero.


O que levar em conta ao escolher o intermediador de pagamento

Todos os intermediadores de pagamento vão solicitar que o empresário preencha um cadastro com os dados da empresa e envie alguns documentos. Ao escolher a empresa parceira nos meios de pagamento para e-commerce, veja detalhadamente:

  • Se há integração com a plataforma de e-commerce escolhida;
  • As taxas e tarifas cobradas;
  • Valor de mensalidade (se há);
  • Prazo para repasse do valor das vendas;
  • Se há antifraude incluso;
  • Quais os meios de pagamento que esse intermediador possui. Isso é muito importante, pois alguns possuem todos os cartões de crédito mas não possuem boleto bancário disponível. Alguns aceitam poucas bandeiras de cartão de crédito.

Alguns intermediadores aceitam o parcelamento em mais de um cartão de crédito por venda, e isso pode ser uma mais valia, especialmente se o ticket médio da sua loja virtual for de alto valor.

 meios de pagamento para E-commerce

O boleto como meio de pagamento para e-commerce

Sempre uma opção que precisa estar disponível para o cliente, pois é uma forma de pagamento à vista para aqueles que não querem usar o cartão de crédito, seja porque não possuem ou porque não se sentem seguros utilizando cartões em lojas online.

Vender por boleto é uma forma barata e segura para o e-commerce também, pois após o boleto estar pago o dinheiro já fica disponível na conta da empresa, e com uma tarifa bem mais barata que as vendas por cartão de crédito (na maioria das vezes).

Mas há um porém: um percentual das vendas feitas por boleto não é efetivamente paga. Sempre haverá pedidos que ficarão pendentes de pagamento, e isso pode gerar quebras nos estoques de produto (a loja virtual fica segurando o estoque do pedido que foi vendido, mas não foi pago).

O que você achou desse artigo sobre meios de pagamento para e-commerce? Se ele te ajudou, inscreva-se na nossa newsleter ali embaixo 👇, e receba conteúdo de valor para o seu negócio.

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Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, é apaixonada pelo mundo dos negócios digitais. Sempre estudando o consumidor e compreendendo como vender mais no e-commerce. Empreendedora, como não poderia deixar de ser! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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