O serviço de consultoria de e-commerce serve principalmente para apoiar o empreendedor no caminho para o sucesso.
Eu costumo dizer que é para o empresário economizar dinheiro e tempo, uma vez que vai estar aprendendo continuamente sobre como as vendas online acontecem e todas as ferramentas disponíveis para isso, e sendo orientado por pessoas que estudaram e estudam todos os dias sobre o mercado online, e na maioria dos casos são ou já foram donos de lojas virtuais. Uma consultoria de e-commerce é individualizada e trabalha com foco no negócio de cada empreendedor.
Sabemos que 2020 foi um ano atípico e 2021 não está sendo diferente. Muitas empresas que trabalhavam apenas no varejo físico tiveram que se adequar e correr para o online. Mas chega um momento em que começam a perceber que a facilidade de vender online que era prometida, não é a realidade que se apresenta. (Quem se identifica? 💁♀️)
Um reportagem recente da Gaúcha ZH fala sobre os desafios que os pequenos comércios enfrentam ao entrar para o digital, pois no mundo online são empresas desconhecidas, e as vendas não ocorrem de maneira imediata. Além disso, é preciso investimento em divulgação para atrair os consumidores, e por vezes os empreendedores não tem dinheiro reservado para tal. Veja na imagem retirada da matéria (que você pode ler aqui):
É importante reiterar que vender no online não é igual a vender no offline. Mesmo que uma loja exista há 10 anos no comércio local, se hoje ela começar o negócio online, ela é totalmente nova nesse meio, e é preciso um grande trabalho para torná-la conhecida e começar a vender no e-commerce. Por isso a consultoria é uma grande aliada do empreendedor, pois os consultores de e-commerce já sabem o “caminho das pedras.”
Vantagens de contratar uma consultoria em e-commerce
Quando empreendemos temos tanto a fazer, não é mesmo? Precisamos nos preocupar com as vendas, atendimento, logística, com os clientes, com as compras, com a tributação, com os cálculos financeiros e lucratividade do negócio. E citei só algumas das preocupações que rondam nossa mente todos os dias desde o momento em que acordamos.
Quando resolvemos contratar uma consultoria de e-commerce profissional, estamos encurtando o caminho para o sucesso do nosso negócio online. Um consultor de e-commerce tem todo o know how para lhe orientar a fazer as coisas do jeito certo.
Eu sei que nós temos a tendência, como empreendedores, de querer fazer tudo sozinhos. Ainda há a mídia (barata) que implantou a ideia geral de que ter um e-commerce é fácil, é ganhar dinheiro enquanto dormimos. Mas se você já tem ou teve uma loja virtual, sabe bem que não é assim, que isso é uma grande mentira contada para vender plataformas e sistemas para lojas online.
Um dos maiores erros que cometemos é pensar que a plataforma de loja virtual é a principal escolha a ser feita, e que ela vai determinar o sucesso do nosso negócio. Pois bem, está errado. A plataforma é apenas um canal de vendas, se não trabalharmos muito bem os produtos e a atração de visitantes, a mágica das vendas não vai acontecer. E uma consultoria de e-commerce lhe ajuda nisso.
O que fazemos em uma consultoria para e-commerce
Como podemos imaginar, cada caso é um caso e precisa de auxílio em temas específicos. Há aqueles empreendedores que querem vender online mas ainda nem sabem o que vender ou quais canais de venda utilizar. Há aqueles que já começaram a loja virtual mas os resultados não aparecem. Há aqueles que já tem vendas no online mas querem melhorar suas métricas e não sabem o que fazer primeiro.
Então, uma consultoria para loja virtual trabalha individualmente cada caso. Mas é importante dizer que o consultor orienta, ensina, sugere, ajuda a traçar estratégias… mas o cliente é responsável por executar. Um consultor de e-commerce não é um gestor de tráfego pago que vai criar e cuidar de campanhas no Google Ads, por exemplo.
Os assuntos mais recorrentes em uma consultoria de vendas online são:
- diagnóstico da loja virtual ou criação de loja virtual;
- sugestões de todas as melhorias a níveis de layout, cadastros, páginas, etc;
- integrações;
- vendas em marketplaces;
- criação de conteúdo;
- e-mail marketing;
- SEO;
- redes sociais;
- Tráfego pago;
- Analytics;
- Acompanhamento das principais métricas do negócio;
- é um ciclo de acompanhamento e melhorias contínuo.
Os principais desafios
Podemos afirmar com certeza que todos os dias chegam até nós pessoas com as seguintes dores:
- Investiu muito em estoque e plataforma e não sabia da necessidade/importância de investir em tráfego pago;
- ou contratou uma plataforma que supostamente era fácil de “fazer você mesmo”, mas que não consegue colocar a loja no ar e a plataforma não tem suporte para isso;
- ou com medo porque já investiu em Google ou Facebook e não teve retorno em vendas.
Todo empreendedor precisa estar preparado para enfrentar os desafios de vender online, e uma consultoria de e-commerce vai ser o suporte para isso.
Alguma dessas dores aflige você? Ou quer começar agora já do jeito certo? Fale conosco que faremos um orçamento personalizado para o seu negócio.