Sem dúvida essa é uma das perguntas que mais ouvimos: quanto custa abrir uma loja virtual?
Os custos que a abertura de uma loja online envolvem são diversos, e alguns dependem totalmente do tipo de negócio que você está planejando. Além disso, vemos muitos empreendedores planejando apenas os custos com plataforma e produtos, e isso é um erro.
Por isso fizemos essa lista super completa com tudo o que você vai precisar para abrir o seu e-commerce. Vamos a isso?
Custos únicos
São aqueles custos que ocorrerão uma única vez, e não com recorrência. Alguns dos custos listados abaixo talvez não se apliquem ao seu caso, mas no geral, os custos únicos são esses:
- Um computador (de R$ 1.500 a R$ 2.500);
- uma impressora (R$ 500);
- criação da logomarca- existem sites nos quais você consegue criar logomarcas gratuitamente, mas não indicamos porque geralmente não ficam profissionais. Em diversos outros sites você consegue logomarcas que são criadas por designers com as ideias que você explanar. Os preços variam na média de R$ 200 a R$ 300.
- Layout do site: em algumas plataformas existe a possibilidade de adquirir um layout (parte visual, muito importante!) para o seu site. Aí o valor pode variar bastante de acordo com o que você procura, mas a partir de 400 reais é possível encontrar. Em caso de contratar um profissional de design que crie um layout exclusivo para o seu e-commerce, o valor é mais alto.
- Abertura de empresa: esse valor vai variar muito de acordo com a sua cidade, o tipo de empresa e o escritório contábil que for escolhido para o processo.
Particularmente, para validar um negócio, somos muito adeptos do MEI- microempreendedor individual. Sendo MEI você pode faturar até R$ 81 mil ao ano pagando um imposto mensal de valor fixo, independente do valor do faturamento. Além de não ter obrigatoriedade de ter um contador, e nem pagar abertura de empresa. Tire todas as suas dúvidas aqui, no Portal do Empreendedor.
E a lista de quanto custa abrir uma loja virtual continua!
Custos fixos de uma loja virtual
Vamos agora falar daqueles custos que ocorrem mensalmente ou anualmente numa loja online. Esses custos acontecem independente de vendas ou não, por isso são chamados de fixos.
Plataforma
A plataforma de loja virtual é uma escolha a ser feita com cuidado, pois determina, junto com outros fatores, o sucesso do seu negócio.
Existem três possibilidades de plataformas:
- Aquela que você aluga mensalmente. São plataformas prontas que já tem integração com os maiores parceiros do mercado, que oferecem suporte e tem vários benefícios mais. Aí existem dos mais variados valores, de R$ 50 a R$ 1 mil ao mês.
Atenção, porque o barato pode sair caro nesse momento também. As mais baratas sempre possuem limite de produtos, limite de acessos diários, limite de pedidos… Isso acontece porque são servidores compartilhados para vários clientes. Então imagine a situação: você investe R$ 500 em campanhas de marketing para trazer visitantes para seu site, e ele sai do ar porque seu plano não cobre tantas visitas no mês. 🙄
- Plataformas opensource como wordpress, por exemplo. Ao escolher uma plataforma assim, ou você tem conhecimentos de programação e trabalha bastante moldando a plataforma como é da sua necessidade, ou contrata um profissional para fazer isso.
- E ainda há a opção de desenvolver uma loja virtual totalmente do zero, de acordo com as suas necessidades. É a opção mais cara existente, e muito pouco usada nos dias atuais.
Servidor
Para que sua loja virtual fique online, ela precisa estar hospedada em um servidor.
Você pode contratar esse serviço separadamente, com os preços dos mais variados. Aqui você pode verificar os preços de hospedagem na Amazon.
Na Ebraun a hospedagem em servidor dedicado já está inclusa na mensalidade da plataforma. É importante ressaltar que o ideal é que seja um servidor único para sua loja.
Além do servidor estar incluso na lista de quanto custa abrir uma loja virtual, se contratar o serviço de maneira autônoma (não inclusa na plataforma), também é responsabilidade sua manter o servidor atualizado e com manutenção preventiva.
E-mail profissional
Você pode utilizar um e-mail gratuito como o Gmail ou Hotmail, mas vamos combinar, não fica nem um pouco profissional, não é?
Sempre indicamos utilizar um serviço de e-mail profissional, com o @nomedasualoja.com. Os preços de mercado são por volta dos 5 reais mensais, para cada endereço de e-mail.
Domínio
O registro do domínio do seu site também é pago. O valor é em torno de R$ 40 ao ano no Registro.br.
Imposto
Esse item está nos custos fixos se considerarmos a empresa sendo MEI, porque vai pagar um valor fixo mensalmente, independente do faturamento. Valores MEI 2021:
Comércio e Indústria: R$ 56,00
Serviços: R$ 60,00
Comércio e Serviços: R$ 61,00
Sistema de emissão de NFe
Se você já tem uma empresa física e emite NFe, pode verificar a possibilidade de integrar as transações com a sua plataforma e emitir pelo mesmo sistema.
Há a opção de emitir manualmente, inclusive se for MEI. Aí é uma questão de verificar junto ao seu estado como funciona.
E ainda, você pode utilizar um sistema online de emissão de notas fiscais, como o Bling. É fácil de usar, integra com inúmeras plataformas, e tem planos a partir dos 25 reais mensais.
Ferramenta de e-mail marketing
Há muitas no mercado, e parte delas com versão gratuita. É o que recomendamos de início. Assim não aumenta a sua lista de quanto custa abrir uma loja virtual.
Fazer e-mail marketing é essencial, então busque uma ferramenta que possibilite usar gratuitamente no início da sua loja online, como o Mailchimp.
Custos variáveis de uma loja virtual
“Credo Daniela, ainda não acabou?”
Não acabou não, ao falar de quanto custa abrir uma loja virtual temos que falar de:
Estoque
O estoque de uma loja virtual é algo para o qual não temos como determinar o valor. Vai depender muito de negócio a negócio, e do custo dos produtos com os quais você vai trabalhar.
Claro, se for um serviço, não haverá estoque. O mesmo caso se forem infoprodutos.
Muitos especialistas sugerem que do total de orçamento para iniciar a loja virtual, em torno de 40% seja investido no estoque, de início.
Anúncios pagos
Já vimos muitos casos de lojistas que dizem: eu vou vender, mas não vou gastar com anúncios!
Então senta para ler a verdade: você precisa pagar anúncios para trazer pessoas para dentro da sua loja online. Um trabalho de indicações e SEO funciona e é necessário, mas demora para trazer resultado. Não vai ser no primeiro mês ou trimestre, quiçá no primeiro semestre.
Investimento em anúncios pagos é necessário e precisa fazer parte do planejamento de quanto custa abrir uma loja virtual.
Recomendamos que cerca de 50% do total a ser investido no e-commerce, seja reservado para marketing. E claro, isso não será usado apenas no primeiro mês, mas ao longo dos primeiros meses do seu negócio online.
Atenção, se você vai contratar uma empresa para fazer o marketing digital, é mais um custo pra colocar no seu orçamento.
Demais custos variáveis
Para colocar ainda na sua planilha, há os percentuais de taxas e comissões nas vendas: se vender em marketplaces as taxas variam muito, desde 12% até 30% do valor da venda.
Outra taxa é a de cartão de crédito e boleto, quando vender na sua loja virtual, e elas dependem de qual seu parceiro de meios de pagamento.
Há também as embalagens. Contando caixinha ou saco de segurança, fita, impressão da etiqueta e nota fiscal, etc., você pode considerar 1 real por cada embalagem. (Se for um produto pequeno, é claro.)
E ainda há que considerar a logística. Se você repassar todo o custo do frete para o seu cliente, não terá maiores despesas com isso, mas se assumir um valor da entrega, isso tem que constar no seu cálculo.
Então, quanto custa abrir uma loja virtual?
Vamos considerar um empresa com as seguintes características:
- Sem funcionário
- MEI
- Loja virtual de biquínis
- Comprando computador e impressora
- Plataforma Ebraun
- Estoque
- Impostos e demais despesas citadas
Considerando todas as variáveis, chegamos a um valor de R$ 14.700,00, para os primeiros 6 meses de vida da loja virtual.
Dá pra fazer com menos? DÁ!
Como também dá pra gastar muuuuuuuito mais!
Lembre de incluir uma reserva para cursos e treinamentos, isso é muito importante.
O e-commerce é um mundo à parte, é essencial que você estude e conheça o negócio para o qual está entrando.
Pronto para abrir seu negócio online?