Um dos pilares que fazem o sucesso das lojas virtuais é saber quem é o público-alvo, e alcançá-lo com as melhores ofertas. A premissa parece óbvia, mas você sabe quem é o seu público-alvo?
Os pilares de uma loja virtual
Se você é um empreendedor que já nos acompanha há algum tempo, sabe que é necessário trabalho contínuo para uma loja virtual ter sucesso.
Se você está chegando agora, já vamos dar spoiler: para uma loja virtual ter sucesso, não é só colocar um site no ar. ISSO É MITO!
Para que um e-commerce realmente tenha sucesso, é necessário que sejam trabalhados os pilares básicos: uma plataforma excelente, um produto incrível, e um público-alvo para adquirir seu produto ou serviço.
Sobre a plataforma nós já conversamos aqui. Sobre os produtos para sua loja virtual, também já conversamos aqui.
Chegou a hora de conversar sobre quem é o seu público-alvo.
Como encontrar o público correto?
Para começar a conversa, é necessário dizer que não são todas as pessoas do planeta que vão comprar os produtos da sua empresa.
“Ah mas todos amam meus produtos!”
“Ah mas é o melhor do mercado!”
“É legal para todas as idades!”
E poderíamos continuar com mais inúmeras frases que ouvimos a todo tempo.
É comum o empreendedor apaixonar-se pelo produto que vende e acreditar piamente que todas as pessoas vão comprar. Mas isso não acontece no comércio eletrônico, e nem mesmo nas lojas físicas.
Exemplificando…
Se eu possuo uma loja que vende roupas e acessórios para cães, quem eu espero que entre em minha loja? A resposta óbvia seria: quem tem cães!
Mas não é só isso…
Dentro do universo de quem tem cães, existe o grupo daqueles que de fato compram acessórios para os bichinhos. E quem é o grupo que compra roupinhas para os dogs? Essa é a pergunta essencial que todo lojista precisa fazer: Quem é o meu público-alvo?
Criação de Persona e Mapa de Empatia
Para descobrir quem é o seu público-alvo, é preciso “calçar os sapatos” do seu futuro cliente. Se sua empresa já tem clientes, ótimo! Ao observar os clientes descobrem-se inúmeras coisas sobre seu público-alvo e como alcançá-lo.
Encontrar seus futuros clientes é um desafio que pode ser resolvido com ferramentas de Design Thinking, como criação de personas e mapas de empatia. Essa é apenas uma das formas, e achamos que vale a pena compartilhar com vocês.
Quem é a persona? É o seu cliente. Como ele é? Qual o gênero, a faixa etária, a escolaridade? Tem família, tem emprego? O que faz no seu dia-a-dia?
Tudo o que você conseguir reunir de informações para criar a sua persona facilitará para conseguir atraí-la para loja.
E o mapa de empatia? Ele serve para compreender melhor sua persona. Quais as dores do seu cliente? O que ele sente? O que ele almeja? O que pensa e procura?
Bem, um vídeo pode facilitar a compreensão! 😉
Então quem é o seu público-alvo?
Voltando ao nosso exemplo da loja de roupas e acessórios para cães, depois de me colocar no lugar do meu cliente criando a persona, eu poderia dizer que meu público-alvo:
- são mulheres jovens,
- entre 25 e 40 anos,
- solteiras ou casadas,
- sem filhos,
- que ganham em média 3 salários mínimos,
- são independentes,
- que levam os dogs em petshops para banho e tosa,
- etc etc etc.
Lembrando, esse é apenas um exemplo. Ao saber quem realmente é seu cliente e quais são as dores e desejos dele, fica muito mais fácil atrair o público-alvo correto nas suas campanhas.
E claro, podem ser criadas mais de uma persona para seus produtos.
Mas e…
“Não são só essas pessoas que compram meu produto!”
Ok, ok. Claro que haverão clientes que não se enquadrarão na sua persona, mas isso é normal. Ao trabalhar o seu público-alvo, é necessário focar em quem é o grupo principal de clientes, e não naqueles que ocasionalmente podem comprar algo da sua loja virtual.
Atraia o público-alvo correto para sua loja virtual, e vender ficará muito mais fácil. 🙂