Abrir uma loja virtual já não é nenhum diferencial para as marcas, é essencial. Muito além de fotos e descrições de produtos e pagamento por cartão de crédito, fique a par das tendências para e-commerce em 2021.
O mais recente relatório Digital 2021 Global Report nos informa que 90,4% dos usuários de internet (entre 16 e 64 anos) visitaram alguma loja online e ainda que 76,8% dos usuários compraram no e-commerce. Evidente que a pandemia mundial fez crescer rapidamente os hábitos digitais, e ao que tudo indica as compras online vão mesmo se tornar um hábito.
Mas muito além do que somente cadastrar produtos e anunciar, é cada vez mais importante mostrar valor ao cliente, e estar mais próximo dele. É importante que as marcas (inclusive as pequenas empresas) melhorem a experiência da compra online. E para fazer isso, vamos falar sobre as tendências que vem por aí.
Live Commerce
As vendas através de Live Streaming são uma forte tendência, e começaram a ser mais frequentes no Brasil durante o ano passado, especialmente no período da Black Friday. No e-commerce chinês essa modalidade de vendas é muito frequente, alías, foi lá que o Live Commerce nasceu.
Através de canais próprios de e-commerce ou de redes sociais, lojistas apresentam por live-streaming seus produtos enquanto consumidores assistem e compram, além de tirar dúvidas por exemplo. E aliados a apresentação e venda dos produtos há muitas vezes shows e participações especiais que tornam tudo ainda mais atrativo. Nós fizemos um material exclusivamente sobre essa tendência de e-commerce, você pode acessar clicando aqui.
Tendências para E-commerce em 2021: realidade aumentada e inteligência artificial
Acredito que a realidade aumentada ficou mais famosa com o surgimento do jogo Pokémon Go, que foi criado para smartphones e usava realidade aumentada. (Quem não viu crianças e adultos apontando seus celulares para todos os cantos em busca de Pokémons?😅)
Mas para além do jogo, muitas lojas online tem utilizado essa tecnologia. Lojas de móveis e decoração como o Ikea por exemplo, utilizam da R.A. para mostrar como ficaria aquele item na casa do cliente. Veja um vídeo (bem antiguinho até!) mostrando como funciona:
Há anos já vem se falando sobre realidade aumentada, mas o fato é que só com o passar do tempo a tecnologia começa a ficar mais acessível, a ponto de mais e-commerces poderem utilizar. Pesquise a respeito, pode ser que encontre soluções que vão lhe ajudar a vender mais e que estejam acessíveis a sua empresa nesse momento.
Inteligência Artificial
“Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.” Fonte: Tecmundo.
Ou seja, no e-commerce ela é muito usada para compreender melhor os padrões de preferências dos compradores online e mostrar para cada usuário os itens que ele é mais propenso a comprar, por exemplo. Também utilizada para chats online, automações, avaliações de comentários de clientes e personalizações (como provadores virtuais, por exemplo).
E ainda não poderia deixar a pesquisa por voz de fora desse assunto. Com o crescimento do uso de equipamentos de busca por voz nas casas das pessoas (Google Home, Alexa…) é natural que as pesquisas de voz sejam utilizadas para compras online também. E para isso acontecer, os e-commerces precisam utilizar dessa tecnologia.
Meios de pagamento como tendências para e-commerce
Muito além de boletos e cartão de crédito, o PIX chegou como uma forte tendência e um game changer no setor de meios de pagamento no e-commerce. Com o PIX os pagamentos entram em minutos na conta do lojista, e todo o processo de aprovação do pedido pode ser feito mais rapidamente. Ouso dizer que para o Brasil é uma das principais tendências de e-commerce para o ano.
Pagamentos com moedas digitais também já começam a ser mais frequentes principalmente em grandes redes. Fique atento na escolha do parceiro de pagamentos para o seu e-commerce e nas tecnologias que ele usa, não foque-se apenas em quais bandeiras de cartão são aceitas. (Leia mais sobre o assunto aqui.)
Mobile Commerce
Não é novidade nenhuma a importância dos e-commerces serem responsivos. O pensamento mobile first tem sido difundido ao longo dos últimos anos, e com razão. Veja novamente a imagem do relatório sobre e-commerce lá no início do texto e perceba que mais de 55% das pessoas fizeram compras online utilizando smartphones.
É desnecessário dizer que com a melhoria constante na internet móvel, as compras por mobile devices só tendem a crescer.
Conclusão
São várias as tendências para e-commerce em 2021, resumimos apenas algumas nesse texto. Em suma, tudo aquilo que agrega valor às marcas, que transformam a experiência do cliente e que tornam as compras online mais fáceis e divertidas, são tendências fortes.
Além disso, marcas com propósito estão na moda e devem continuar. Utilizar os canais de comunicação para mostrar os valores da marca e acrescentar bem estar ao mundo é mais do que bem vindo.