Terceirizar tem sido uma das palavras de ordem no mundo atual dos negócios. Já fazíamos isso há muito com setores como a contabilidade e o direito. E agora, parece que terceirizar a logística no e-commerce pode ser um bom negócio.
A logística no e-commerce
Quando começamos uma loja virtual, especialmente falando de pequenos negócios, habitualmente não planejamos detalhadamente a logística. Isso se dá porque pensamos “em ter produtos naquele quarto que não está sendo usado, e enviar pelos Correios”.
É o ideal? NÃO.
A maioria começa assim? SIM.
Aproveite para conferir aqui tudo que precisa para abrir uma loja virtual, e todos os custos para abrir um negócio online.
A logística envolve todos os processos de: recebimento de produtos, armazenamento, conferência, separação, embalagem, envio e entrega.
Então se você tem (ou vai ter) uma loja virtual, a logística não será a atividade principal do seu negócio, mas ela não pode ser negligenciada. Afinal, o cliente só pode ficar satisfeito de verdade se o produto chegar para ele nas condições que ele está esperando.
A maioria de nós, pequenos e médios lojistas virtuais, acabamos por terceirizar a logística no e-commerce sem nos darmos conta. O comum é utilizarmos os serviços dos Correios para a entrega final ao cliente, ou outras transportadoras. Ou seja, terceirizamos a parte da entrega do produto.
Como terceirizar a logística no e-commerce
Para além de terceirizar o serviço de entregas, toda a operação logística também pode ser terceirizada.
O mercado já conta com inúmeros prestadores de serviço logístico, e de vários tipos. Veja alguns:
- Transportadores que recolhem e entregam os pedidos.
- Empresas que alugam espaços para apenas guardar o estoque.
- Armazéns que recebem as mercadorias, armazenam, recebem os pedidos, embalam os produtos e enviam. Depois, fornecem o código de rastreamento do pedido, assim lojista e cliente acompanham a entrega. Ou seja, essas empresas terceiras fazem toda a gestão do estoque da loja virtual.
- Empresas que fazem a cotação do frete mais barato e rápido para o CEP de destino, mostrando para a loja qual transportador tem as melhores condições. Esse é o caso da Melhor Envio, parceira aqui da Ebraun.
- Aplicativos que conectam transportadores (motoboys, por exemplo) que estejam disponíveis para entregar uma encomenda naquele momento às empresas que estão precisando.
Vantagens da logística terceirizada
Existem vantagens ao terceirizar a logística no e-commerce, principalmente financeiras.
Mas antes, vale lembrar que tudo depende do momento em que sua loja virtual se encontra, do seu volume de vendas, e do espaço físico do qual você dispõe.
Por exemplo, se você possui um lugar adequado para armazenar os produtos do seu e-commerce, e suas vendas ainda estão no começo, é provável que você mesmo vá embalar os pedidos e levá-los ao Correio (ou outro transportador). Tudo é feito manualmente, com controles por planilhas muitas vezes. E está tudo bem.
Mas imagine um cenário diferente: 100 pedidos por dia, com mercadorias chegando e tendo que ser armazenadas e organizadas. Sem nenhum sistema para gerenciamento de estoque. Nesse momento, as coisas tendem a ficar caóticas.
Surge então a possibilidade de terceirizar a logística no e-commerce, e algumas vantagens são:
- Não ter custos fixos de: aluguel de espaço e funcionário(s);
- não se preocupar com treinamento e especialização em logística;
- não gastar com frota própria de veículos;
- não ter sistema WMS (sistema para controle e gestão de estoques e armazéns);
- não gastar com equipamentos para o armazém: computadores, leitores de códigos, prateleiras, etc;
- a logística reversa, quando há devolução na loja virtual.
Além disso, os prestadores de serviço logístico conseguem manter contratos muito melhores com transportadores terceiros, graças ao volume de despachos que fazem diariamente, e um lojista sozinho não consegue tais condições.
De maneira geral, a parceria com um bom operador logístico acaba por contribuir muito para o bom andamento da operação da loja virtual.