Muito se fala sobre vendas online, mas você sabia que existem vários tipos de e-commerce? É verdade, e não me refiro apenas a nichos ou produtos diferentes, mas sim a modelos de negócios distintos. Entre tantas opções de negócios online, como escolher o seu? Siga na leitura e compreenda!
O que é e-commerce
Muitas pessoas pensam que e-commerce é ter uma loja virtual. Outras pensam que todo tipo de vendas online é e-commerce. Na verdade e-commerce (que significa comércio eletrônico, em inglês) tem um significado mais amplo:
“Um e-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se aos negócios que estruturam seu processo de compra e venda na Internet. Assim, todas as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas online. Dessa forma, fica fácil entender que o conceito de e-commerce envolve muito mais do que apenas a criação de um site. Trata-se de um tipo de empreendimento que se diferencia pela e sua estrutura de funcionamento — altamente relacionada ao digital.
Como apresentado, por envolver uma gama de processos (comuns a um comércio) o e-commerce não se restringe ao seu site ou portal de vendas, isso, na verdade, é o que chamamos de loja virtual. Assim, a loja virtual é uma parte — essencial — do e-commerce, mas não pode ser considerada o todo.”
Fonte:rockcontent.com/br/blog/e-commerce-guia/
Ou seja, e-commerce é todo um ecossistema que envolve um ou vários canais de venda, atendimento, pagamentos e logística. Vamos ver agora diferentes tipos de e-commerce:
E-commerce B2C- Business to Consumer
O modelo mais conhecido atualmente é o B2C seja para lojas virtuais próprias ou marketplaces. É o modelo de negócios no qual uma empresa vende seus produtos ou serviços para consumidores finais.
Mesmo indústrias tem trabalhado na criação de e-commerces para consumidores finais, cortando grande parte da cadeia que existia entre a produção e o consumidor final, e com isso, cortando custos e encurtando prazos. É uma disrupção do mercado, muito bem vinda em nossos dias atuais.
E-commerce B2B- Business to Business
De empresa para empresa, esse é o conceito B2B. É o que fazemos aqui na Ebraun por exemplo, vendemos serviços da nossa empresa para empresas.
Ainda é um tipo de e-commerce pouco explorado, mas que tem crescido. Nesse modelo de comércio eletrônico as transações demoram um pouco mais a acontecer, pois existe um tempo de maturação da proposta e de criação da confiança entre as duas partes, além de normalmente serem contratos de longo prazo, e não compras pontuais ou por impulso.
Acontece mais comumente com distribuidores vendendo para varejistas, o que antes costumava acontecer exclusivamente no mundo físico.
Consumidor para Negócio (C2B)
Completamente fora da curva do que aprendemos desde sempre, nesse modelo de negócios é o consumidor pessoa física que oferece seus produtos/serviços para empresas e as empresas escolhem e compram.
Está difícil imaginar a cena? Pense no exemplo do 99 Freelas, no qual as empresas buscam contratar o serviço de um freelancer. Nesse modelo tanto empresas buscam pessoas, quanto pessoas se candidatam para projetos.
Vendas online de Consumidor para Consumidor (C2C)
E quando podemos vender alguma coisa (usada por exemplo) para outro consumidor? Quebramos a cadeia de vender a um brechó que posteriormente venderá ao cliente final. Esse é o C2C! E tem tido um crescimento enorme, juntamente com a conscientização do consumo.
Na maioria das vezes há um grande agente por trás dessa transação, uma plataforma. Essas plataformas permitem a consumidores anunciarem para consumidores, cobrando um valor da transação efetuada. Exemplos são a OLX, Ebay, Mercado Livre, Enjoei, entre outros.
Mobile Commerce é um dos tipos de e-commerce que mais crescem
Também conhecido como M-commerce, é o comércio eletrônico que acontece nos dispositivos mobiles. Seja através de aplicativos ou com a utilização do navegador, as compras online através do mobile crescem anualmente a um ritmo acelerado.
Conforme o relatório Digital 2021 para o Brasil, mais de 50% das compras realizadas em dez/20 foram através de um celular. Ou seja, ao planejar seu negócio online, é preciso estar atento a experiência de uso no mobile. Mobile First!
S-commerce ou Social Commerce
É o modelo que integra as redes sociais com a plataforma de loja online. Assim a audiência pode ver os produtos nas redes sociais, clicar e ir para o site, finalizar a compra e compartilhar a experiência.
Atenção que ter uma conta no Instagram e e vender pelo direct não é social commerce, uma vez que para haver e-commerce é preciso ter centralização e integrações. O que também não deixa de ser venda não presencial, apenas não se encaixa no conceito de um tipo de e-commerce. 😉
As próprias plataformas tem trabalhado na criação de funcionalidades de vendas diretas e indiretas, e logo o consumidor poderá efetuar todos os passos de uma compra dentro da plataforma da rede social. Do ponto de vista empresarial, é uma vantagem o alcance que o negócio pode ter a partir de uma estratégia conjunta de loja e redes sociais. A audiência pode compartilhar os conteúdos de forma gratuita, ampliando a voz da marca.
Qual tipo de e-commerce escolher?
Cada um desses modelos pode gerar ótimos resultados. Em qualquer um dos tipos de e-commerce há investimento de tempo e financeiro, e uma curva de aprendizagem maior ou menor.
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Cada aspecto do e-commerce precisa ser trabalhado, e para escolher pense nos três pilares básicos:
- Quais produtos ou nicho vou trabalhar?
- Quem é minha audiência e onde vou encontrá-la?
- Qual ou quais canais de vendas vou usar para oferecer esses produtos/serviços para minha audiência?
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